Último dia da Expedição percorreu o Parque Nacional de Sete Cidades e a Cachoeira do Urubu, encerrando a 39ª edição do Cerapió em Teresina.
A categoria Expedição do Cerapió 2026 encerrou na últimasexta-feira (30), a sua jornada off-road com um roteiro marcado por muita natureza, conhecimento e integração cultural no Piauí. Ao longo da 39ª edição, o evento movimentou mais de R$ 8 milhões na economia local, passando por Aracati, Canindé e Sobral, no Ceará, e por Piracuruca, Piripiri e Teresina, no Piauí. Foram mais de 1.200 pessoas envolvidas na caravana completa — entre pilotos, equipes de apoio, organização, imprensa — e mais de 1 mil quilômetros percorridos pelo Nordeste.
Considerado um dos maiores rallys de regularidade e enduro do Brasil, o Cerapió teve largada no domingo, 25 de janeiro, em Aracati (CE), com destino à Teresina (PI) na sexta-feira(30), com grande celebração na Arena do Teresina Shopping. Entre as categorias motos (inclusive bigtrails), carros, UTVs e quadriciclos, a Expedição se destaca por explorar roteiros turísticos, paisagens naturais e vivências culturais ao longo do percurso entre Ceará e Piauí.
O último dia começou com a saída de Piracuruca rumo ao Parque Nacional de Sete Cidades – o primeiro parque nacional do Piauí, criado em 1960, famoso por suas peculiares formações rochosas de arenito que lembram ruínas de cidades, esculpidas pela erosão há milhões de anos. Na sequência, o grupo seguiu para Batalha, onde visitou a Cachoeira do Urubu, na divisa com Esperantina.
Mesmo com volume de água reduzido devido às chuvas irregulares do período, o cenário impressionou pelas formações rochosas que ficam submersas durante a cheia dos rios. No complexo turístico, o grupo vivenciou ainda a cultura local com um almoço típico da culinária piauiense, encerrando a Expedição com sabores e histórias do interior do estado.
Entre os participantes da Expedição, o empresário Fabrice Germany, francês que participa do Cerapió pelo segundo ano consecutivo, reforçou o alcance internacional da experiência. “A expedição é maravilhosa, é um momento único. Eu vou falar para meus amigos na França para fazerem a Expedição no próximo ano”, disse ele, adiantando que pretende retornar em 2027 acompanhado.
Cidades de pedra
Situado na transição entre o cerrado e a caatinga, o Parque Nacional de Sete Cidades reúne formações rochosas singulares – são cerca de 6.300 hectares, 37 km de perímetro e mais de 70 nascentes no período chuvoso, recebendo anualmente mais de 40 mil visitantes.
A visita foi conduzida pelo guia Osiel Monteiro – conhecido como o Curiólogo – figura emblemática do parque e membro de uma família que atua há quatro gerações na preservação e manejo da área. “Nós priorizamos alguns pontos estratégicos do parque para mostrar o miolo da expedição. Levamos os turistas ao ponto mais alto do parque, no mirante, a mais de 50 metros do solo, de onde é possível observar quase toda a área periférica da unidade, os afloramentos rochosos, sítios de arte rupestre, a vegetação do cerrado e formações com formatos únicos”, explicou.
Segundo ele, a experiência vai além do turismo tradicional. “O que estamos praticando aqui é turismo de vivência e de experiência. O parque é um pulmão para a comunidade e para toda a biodiversidade”.
Monteiro também destacou o potencial do parque para o astroturismo. “Sete Cidades é um dos melhores locais do Nordeste para observar o céu noturno e a Via Láctea. Estamos próximos à linha do Equador, com céu limpo e sem poluição luminosa. Aqui as estrelas aparecem nuas e cruas”, afirmou.
Com o fim da categoria Expedição e a chegada a Teresina, o Cerapió 2026 se despede consolidando seu papel como um evento que vai além da competição, promovendo desenvolvimento econômico, turismo sustentável e integração regional entre Ceará e Piauí.
O 39º Rally Cerapió tem patrocínio máster de Consórcio Honda, Ministério do Turismo – Governo do Brasil, do Lado do Povo Brasileiro.
Patrocínio de GWM, Governo do Piauí, SECOM – Secretaria de Comunicação, Governo do Ceará – Setur e Sebrae.
Apoio de Reron e Teresina Shopping.
Apoio Institucional de Prefeitura de Aracati, Prefeitura de Canindé, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Piracuruca e Prefeitura de Teresina.
Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo
Organização: ABR
Realização: Radical Produções