A emoção da descida veloz na areia branca ficou registrada na memória de todos (Foto: João DiJorge)
Texto: Amanda Noleto
Da praia às dunas, da vegetação verde à serra, primeiro dia de prova da modalidade Expedição, nesta quarta (24), agraciou os competidores dos 18 carros inscritos com muita aventura e paisagens de tirar o fôlego.
Ainda na praia do Cumbuco (CE), antes mesmo da largada, já era possível sentir a empolgação dos tripulantes e suas famílias; alguns experientes competidores do rally e outros participando pela primeira vez.
As primeiras emoções ficaram por conta da bela paisagem formada pelo encontro da praia com as dunas, em Caucaia (CE). A emoção da descida veloz na areia branca ficou registrada na memória de todos - adultos e crianças, novatos e veteranos que também se aventuraram pelas falésias e se encantaram com a bela vista panorâmica da Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE)
"A gente andou bastante e nas dunas eu fiquei muito feliz. Ficou gravado na minha mente", conta Pedro Paulo, de 8 anos, participando pela primeira vez com a família.
Entre Croatá (CE) e São Luís do Curu (CE), acompanhamos muita mata fechada, casas e comunidades humildes. Um espetáculo à parte era a população e, principalmente, as crianças que paravam para admirar e acenar para os competidores; o silêncio e a tranquilidade da região foram momentaneamente substituídos pelo som dos motores e as buzinas dos carros em um momento feliz de troca.
Foto: Carla Fotografia
Na Serra de Uruburetama (CE) foi a vez dos carros mostrarem suas verdadeiras potências. Ao comando de Victor Nascimento, Coordenador da Categoria Expedição, os pilotos empreenderam uma subida intensa e cada vez mais íngreme em uma pista de terra, em via única.
"[Victor] Ele passa muita tranquilidade. Essa é nossa terceira vez no rally e é muito importante ter as orientações dele para as pessoas se sentirem seguras na trilha", explica Margaret Albuquerque, navegadora, e esposa do piloto, Marcio Menke.
Foto: João Dijorge
Na subida, de quase 850m de altitude, a caravana passou ainda por um imenso bananal que circunda boa parte da serra; difícil não admirar. Aliás, a essa altura da viagem a paisagem se tornou cada vez mais linda; o tempo frio e o cheiro de terra tornaram a experiência repleta de sensações.
Foto: João Dijorge
Ao longo de todo o percurso, de mais de 400 km, a caravana passou por muitas casas, campos de futebol e igrejinhas. A vegetação é também um atrativo à parte: durante a viagem, hoje, passamos por variados tipos como a caatinga e os mangues.
A "linha de chegada", no primeiro dia de rally, foi a Igrejinha do Céu, em Viçosa (CE). Após 11h de viagem, os trilheiros; mesmo um pouco cansados, chegaram animados com a visão do principal ponto turístico da cidade.
É chegada a hora de descansar para mais uma vez pegar a estrada, na manhã de quinta-feira (25). O próximo destino? Pedro II, no Piauí.
O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping; colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE), Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.