Equipe finalizou o levantamento do percurso que mistura litoral, sertão e serras
A equipe técnica do Cerapió 2024 realizou, durante o mês de outubro, o levantamento do percurso da prova de bike que acontece entre os dias 24 e 27 de janeiro. Os ciclistas vão novamente encarar uma competição surpreendente com diferentes terrenos que desafiam os competidores com diversas variações em um único dia.
A dupla Zenardo Maia e Márcio Braz percorreu durante o primeiro dia o trecho entre São Gonçalo do Amarante e Itapipoca, no Ceará. Foram 100 km cronometrados em que os ciclistas vão ter que superar litoral, sertão e serra. Vai ser uma prova dura com 1450m de ganho de elevação atravessando a Serra de Uruburetama, muitos estradões que permitem uma maior velocidade, mas também muitas trilhas estreitas de single track. A chegada do primeiro dia é no Parque de Exposições de Itapipoca.
Parque de Exposições de Itapipoca vai ser a linha de chegada do primeiro dia
No segundo dia, os ciclistas vão ter uma experiência raiz de mountain bike. 2100 m de ganho de elevação nos 105 km que ligam a cidade de Meruoca a Viçosa do Ceará. A beleza cênica da Serra da Ibiapaba marca a chegada à região da divisa entre Ceará e Piauí que dá nome à competição, o Cerapió.
A sequência do levantamento técnico exigiu uma mudança no percurso da prova de bike. Antes, os ciclistas fariam uma trilha entre São Benedito e Pedro II, já chegando ao Piauí. Mas a equipe preferiu alterar a etapa por conta de dificuldades que poderiam prejudicar o desafio. “A trilha começou legal, muito seca, mas depois começou a virar uma trilha de enduro de moto onde o ciclista teria que andar muito tempo com a bicicleta nas costas. Então a gente resolveu cortar esse trecho, retroceder e voltar para a região da Serra”, explicou Márcio Braz.
Vista da trilha do segundo dia. Muito mountain bike entre Meruoca e Viçosa do Ceará
Por conta disso, a terceira etapa do mountain bike do Cerapió 2024 vai ser toda na Serra da Ibiapaba. Vão ser percorridos diversos municípios da região como Ibiapina e Ubajara com largada e chegada em São Benedito. Para ampliar o desafio dos ciclistas, a equipe Ibiapina Race ajudou o Cerapió a definir o percurso. “Uma etapa tão desafiadora quanto as demais. São mais de 80 km de trilha com 1.200 m de altimetria passando por campos e trilhas fechadas muito bonitas”, detalhou Zenardo Maia.
Apenas no último dia, os ciclistas vão percorrer as trilhas piauienses. Vão ser 84 km entre a cidade de Campo Maior e Teresina. Um ambiente mais seco e com percurso duro para os que vão completar a prova de mountain bike.
O Rally Cerapió 2024 é patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí; tem colaboração das prefeituras de Viçosa (CE), São Benedito (CE) e Pedro II (PI) e a supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.