"A expectativa de uma pizzaria no meio do sertão do Piauí era imensa", confidencia Cristhianne Diocleciano, navegadora e esposa do piloto Francisco Diocleciano.
No primeiro dia nas praias e no segundo dia frio. Foi assim, com garoa, que os carros da categoria Expedição foram recebidos nesta quinta, dia 25, na largada do segundo dia de Cerapió. A saída oficial foi da Igrejinha do Céu, principal ponto turístico de Viçosa (CE).
A parada inicial do dia foi no Parque Nacional de Ubajara (CE), um espetáculo nas alturas. Situado entre os municípios cearenses de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, a experiência dos trilheiros foi da admiração pela beleza do lugar com trilhas, grutas e mirantes, até a emoção de andar no teleférico (bondinho) que fica a mais de 800m do nível do mar.
Para Ana e Eneas Filgueira, casal da Expedição, visitando o parque pela primeira vez, a sensação de conhecer o próprio estado é inesquecível. "Somos do Ceará e a gente se surpreendeu com a estrutura, organização e história do parque que tem no nosso Ceará", afirma Ana. E Eneas Filgueira complementa: "A beleza e a riqueza geológica é um aprofundamento dessa visão histórica".
Considerado um dos dez parques mais visitados do Brasil, em 2022, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e tendo recebido mais de 250 mil turistas no último ano, a gestão do ponto turístico busca sempre orientar os visitantes e convidá-los a entender cada vez mais sobre consciência ambiental.
"O parque teve uma alta depois da retomada do bondinho com a reforma, em 2022. Hoje trabalhamos em cima de trilhas interpretativas e o foco é vivenciar experiências únicas e pregar a importância das cavernas e do meio ambiente", explica Josemberg Lima, condutor do parque (ICMBio).
A parada seguinte do roteiro aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Fátima, um dos maiores templos religiosos do Ceará Durante um tempo, o espaço se encheu de orações e pedidos dos trilheiros e suas famílias. Este momento foi pensado, dentro da Expedição, também em agradecimento pelo evento e suas 37 edições.
"Pensamos em um sentido de agradecimento. Precisamos agradecer a Deus o que a vida tem dado pra gente de saúde, passeios e alegria. A gente precisa agradecer o dia a dia e tudo aquilo que conquista", fala Ehrlich Cordão, idealizador do Cerapió.
Foto: Dijorge
Para completar a experiência do dia, antes da chegada em Pedro II (PI), a caravana parou em São João da Fronteira (PI) para comer uma tradicional pizza da região feita no fogão à lenha. As fatias, saídas do forno, serviram para alimentar e também para um momento feliz de confraternização.
"Participamos de grupos off-road e é sempre uma aventura com surpresa. E a expectativa de uma pizzaria no meio do sertão do Piauí era imensa. Tudo o que faz você sair da rotina e juntar gente legal é saúde, muito além da trilha", confidencia Cristhianne Diocleciano, navegadora e esposa do piloto Francisco Aldo Diocleciano.
Foto: Dijorge
Para Giovane Santos, pizzaiolo e proprietário da G.J pizzaria, receber os trilheiros foi muito gratificante e importante para ele e o estabelecimento. "Esse ano foi escolhido nossa pizzaria para receber os participantes da Expedição no meio do sertão e ficamos muito honrados. Estaremos aqui para receber vocês ano que vem e sempre que passarem por aqui".
A parada final do segundo dia de rally foi a praça Domingos Mourão, em Pedro II. A recepção contou com apresentações musicais e feirinha de comidas, bebidas e produtos regionais. Nesta sexta-feira, dia 26, os trilheiros e suas famílias vão cair na estrada mais uma vez e percorrer as trilhas piauienses até a capital, Teresina (PI).
O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping; colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE), Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.
Foto: Dijorge