Energias renováveis passaram a compor o cenário do rally
Entre 23 e 27 de janeiro de 2024, o Rally Cerapió chega à sua 37ª edição e mais uma vez coleciona histórias de Ceará, Piauí e Maranhão. Durante essas quase quatro décadas, o maior rally de regularidade da América Latina acompanhou as transformações de uma das regiões mais pobres do país, mas que nos últimos anos desponta para as energias renováveis e para o hidrogênio verde, que estão entre as maiores riquezas do futuro.
O percurso da caravana que reúne mais de 1.200 pessoas começa em Caucaia (CE), que está a cerca de uma hora de Fortaleza, mas apenas a meia hora do Porto de Pecém. Na infraestrutura cearense, encontra-se o maior hub de hidrogênio verde do Brasil. Esse combustível está sendo considerado como um dos mais promissores para uma transição energética sustentável. De acordo com a consultoria Delloite, em 2050, o mercado de hidrogênio verde deve movimentar cerca de U$1,4 trilhão por ano e até lá U$9 trilhões devem ser aplicados para viabilizar a transição.
Torres de energia eólica passaram a compor o cenário do Cerapió (Foto: João Dijorge)
O Brasil é um dos países com maior potencial na área por ter quase 90% de sua produção energética baseada em fontes renováveis, exigência para que a produção do hidrogênio seja considerada sustentável. A região Nordeste, por conta de sua larga produção de energias eólica e solar e proximidade com a Europa, pode ser a mais favorecida. Investimentos de mais de U$20 bilhões de empresas européias e australianas já estão previstos para o hub do Porto de Pecém, de acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
No Piauí, há a previsão da aplicação de U$4 bilhões no setor que vai ter como base produtiva a Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba. Por conta disso, os governos estaduais e representantes no Legislativo Federal articulam o marco regulatório do hidrogênio verde, buscam recursos para pesquisa científica e fazem visitas constantes aos potenciais mercados consumidores.
Essas mudanças econômicas são acompanhadas pelo Cerapió por meio dos cenários percorridos pelos competidores. “Há quase 40 anos, quando começamos a realizar o rally, não víamos essas gigantes torres eólicas. Hoje, elas fazem parte do cenário junto com as carnaúbas, as praias e o povo nordestino”, compartilha o CEO do Cerapió Ehrlich Cordão.
A competição também sempre acompanhou a questão da sustentabilidade. Primeiramente, a atenção foi dada ao social por meio da doação de cestas básicas e pela realização de consultas oftalmológicas e doação de óculos para crianças. Mas, a partir de 2024, vai ser inserida a compensação ambiental com o plantio de mais de 1 mil mudas nativas.
Evento
Rally Cerapió
Local: Saída de Caucaia (CE) e chegada em Teresina (PI)
Dia: 23 a 27 de janeiro de 2024
Patrocínio do Governo do Estado do Piauí; colaboração das prefeituras de Viçosa (CE), São Benedito (CE) e Pedro II (PI). A supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.