Mais de 1 mil mudas vão ser plantadas durante o evento em 2024
Fumaça, barulho e pneus desgastados. Essas são algumas características de qualquer competição que envolve carros, motos, quadriciclos e UTVs. Para que esses resíduos não comprometam o meio ambiente, o Cerapió 2024 vai realizar, pela primeira vez, a compensação ambiental durante os dias do evento do próximo ano.
Em parceria com a ONG Mais Vida, vão ser plantadas 1.200 mudas. A entidade tem mais de 20 anos de atuação em projetos ambientais no Piauí. Nesse período, ela já fez a neutralização das emissões de gás carbônico de instituições como a FIEPI (Federação das Indústrias do Estado do Piauí) e a OAB-PI.
Apesar de o Cerapió 2024 acontecer entre os dias 23 e 27 de janeiro do próximo ano, por causa da ação é possível afirmar que ele já começou. Ainda no primeiro semestre de 2023, a Mais Vida fez o plantio das sementes das mudas que vão ser plantadas durante o rally. No momento, as plantas estão no viveiro de um Eco Hotel localizado na cidade de José de Freitas.
Os pilotos puderam ter um primeiro contato com a ação social durante os lançamentos do Cerapió 2024 em Teresina e em Fortaleza. Todos os presentes receberam uma semente de ingazeira para ampliar ainda mais os resultados da compensação do gás carbônico. “Nós juntamos uma caravana de mais de 1 mil pessoas durante cinco dias de evento. Precisamos estar atentos e se dedicar à preservação do meio ambiente”, afirmou o organizador do Cerapió, Ehrlich Cordão.
Com a ação, o rally se torna um dos primeiros eventos a motor do país a fazer a compensação ambiental. Há apenas três anos que competições como a Stock Car começaram a fazer projetos semelhantes. Existem também equipes de pilotos que realizam o mesmo processo. A neutralização de gás carbônico se soma às ações sociais Trilha sem Fome, de doação de cestas básicas, e De Olho na Trilha, que realiza consultas oftalmológicas e doação de óculos de grau.