FOTO: Mateus Pereira Fotografia
No terceiro dia da competição de bikes da 37ª edição do Rally Cerapió, os atletas enfrentaram um percurso único e desafiador, iniciando e finalizando no mesmo ponto: o Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, um local de profunda significância religiosa e turística em São Benedito. Este santuário não apenas atrai a devoção de milhares de fiéis, especialmente no mês de maio, mas também se integrou ao off-Road durante o Rally, simbolizando a união entre fé, cultura e esporte.
FOTO: Mateus Pereira Fotografia
O percurso de 75 km com 1.150 metros de altimetria começou com uma série de single tracks e XCOS técnicos, levando os competidores a ter equilíbrio, técnica e superar através da pedalada pedras, raízes e erosões naturais do solo, além de explorarem as belezas cênicas típicas da Serra da Ibiapaba. Entre os destaques naturais estava a Cachoeira da Bigorna, um local que proporcionou aos ciclistas uma experiencia com a natureza local.
FOTO: Mateus Pereira Fotografia
A rota também passou por bosques altos e mata fechada, características marcantes da região serrana, e ofereceu aos participantes uma visão também das atividades rurais da Serra da Ibiapaba, incluindo engenhos de cana e carros de bois.
Os atletas percorreram os municípios de São Benedito, Ibiapina e diversas comunidades locais, antes de retornar a São Benedito para completar o circuito. O Mirante da Ibiapina, escolhido para a chegada das categorias a Zona de Apoio Técnico (ZAT), local que as equipes de cada participante ofereciam apoio, proporcionou uma vista espetacular da Serra Grande, a maior serra do estado do Ceará. Este local, popular entre turistas para voos livres, ofereceu um cenário impressionante para a metade da etapa.
Na sequência da competição, os ciclistas enfrentaram um XCO técnico, que os levou até um olho d'água, nascente da Cachoeira da Pinguruta. A prova foi marcada pela velocidade e pela exigência de uma pilotagem precisa e ágil.
A chegada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande foi emocionante, com aplausos e uma torcida de crianças que aguardou os participantes, do primeiro ao último a cruzar a linha, dizendo: "CAMPEÃO". Um dia marcado por sorrisos.
FOTO: Mateus Pereira Fotografia
A próxima etapa, que ocorrerá entre Campo Maior e Teresina, promete outros desafios, até porque é um terreno onde a geografia local é marcada pelo relevo plano e pela ocorrência de altas temperaturas típicas do clima tropical. Com destaque para estradões e algumas subidas, a etapa final do Cerapió 2024 exigirá dos atletas rapidez e uma alta capacidade de cadência, tudo isso para conquistar o título nesta quarta etapa final.
Clique aqui e veja o resultado acumulado da terceira etapa da prova de bikes do 37º Cerapió 2024
O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Piauí e Ministério do Turismo - União e Reconstrução; co-patrocínio do Governo do Ceará o apoio de Reron, Sebrae, Ong Mais Vida e Teresina Shopping; colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE), Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI) e Campo Maior(PI); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.