Muita competição, turismo, lindas paisagens, solidariedade, historias de vida e amizades. Isso tudo é a definição do Rally Cerapió, que reúne tribos de motos, carros 4x4, quadriciclos, UTVs e bikes, uns competindo e outros sem pressa, só curtindo uma boa trilha com amigos e a família. É um dos principais eventos de off-road da América Latina e que em 2022 completa 35 anos com um roteiro diferenciado: a Rota das Emoções.

Dias para ser vivenciados com roupas leves, óculos de sol, chapéu e protetor solar. São mais de 1000 quilômetros, por onde o Rally Cerapió vai atravessar os estados do Ceará, Piauí e Maranhão que encantam com praias paradisíacas de mares com águas cristalinas, dunas de areias douradas, fauna e flora únicas, além da sua gastronomia rica e atrativos histórico-culturais considerados patrimônios da humanidade.

O roteiro Rota das Emoções - Rally Cerapió 35 anos vai começar em Caucaia (CE), na praia do Cumbuco, local conhecido internacionalmente por ter lindas praias, mar verde e agitado, onde são realizados muitos campeonatos de surf nacionais. Os participantes vão passar por uma linda faixa de areia dourada na praia e de lá seguem até Jijoca de Jericoacoara, passando pelos municípios de: São Gonçalo do Amarante, Tururu, Itapipoca, Amontada e Acaraú. 

No segundo dia de Rally, em Jijoca de Jericoacoara (CE), a caravana de mais de 1000 participantes vai encontrar vários pontos turísticos e paisagens belíssimas durante todo o percurso, como: caverna do morcego, duna do por do sol, farol, lagoa do paraíso, lagoas interdunares, mangue seco - o berçário natural de cavalos marinhos, praia malhada e tantas outras belezas exuberantes. De Jijoca, vamos percorrer as cidades de Parazinho, Granja, Santa Terezinha, Viçosa do Ceará para chegar em Ubajara, local do terceiro dia de Cerapió.

Em Ubajara (CE) vamos ter muitos atrativos turísticos, sendo o principal deles o Parque Nacional de Ubajara que foi construído com o intuito de preservar a vegetação da região, como a caatinga e as florestas tropicais. O parque é um destino maravilhoso para quem gosta de esportes e realizar trilhas, entre os roteiros estão a Trilha da Ibiapaba, a Trilha da Samambaia e a Trilha Ubajara.

De lá, seguimos por São João da Fronteira, Viçosa do Ceará, Brejinho, Camurupim até chegar em Luís Correia (PI), no nosso quarto dia, onde uma pausa no Rally será feita para que os atletas e pilotos possam relaxar e curtir as maravilhas do litoral piauiense, como o Delta do Parnaíba, o único delta das Américas em mar aberto.

E no último dia de Rally Cerapió, partimos de Parnaíba (PI), onde podemos encontrar o Museu do Mar, a Lagoa do Portinho e Porto das Barcas em direção a Barreirinhas (MA), local que toda a caravana vai poder desfrutar do famoso Lençóis Maranhenses, uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. Conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio da Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, ITTNET Sesc, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Texto: Lalesca Setúbal

Notícias mais recentes

19/01/2022
Movimentao do Rally Cerapi 2022 comea nesta semana em Caucaia (CE)
19/01/2022
Equipe Honda Racing abre a temporada 2022 no Rally Cerapi
18/01/2022
Expedio Cerapi 2022 conta com equipes de todos os cantos do Brasil
18/01/2022
Monster patrocinadora do Rally Cerapi 2022
17/01/2022
Atletas atuais campees nas bikes do Rally Cerapi tm presena confirmada na 35 edio