Quem disse que mulher é sexo frágil? No Rally Cerapió elas provam que vieram para causar e superar todos os desafios desde a largada em Caucaia (CE) até ultrapassar a linha de chegada em Barreirinhas (MA). Apesar de o Rally Cerapió ter muitos competidores do gênero masculino, a edição de 35 anos, pela Rota das Emoções, terá mulheres de muitos cantos do país. São cerca de 500 participantes no total e elas representam 14% desse número.

As mulheres terão pela frente trechos com pedra, lama, raízes e muita areia, tornando essa aventura radical, mas mantendo a segurança de todas, já que o Rally Cerapió percorrerá todo o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão. O que vai ser um desafio para quem vem pela primeira vez, como a paraense Melissa Matsunaga, a única mulher que vai correr na categoria de UTVs. “Não tem como ficar intimidada, porque eu gosto muito do esporte desde criança incentivada pelo meu pai, que vai ser meu navegador, então eu vou brincar como todo mundo. Independente de ser um universo dominado pelo ramo masculino ou não, a gente tem que fazer o que a gente gosta”, comenta.

Na categoria de carros, correndo pela open junior, as irmãs Silmara e Silvana fazem uma dupla feminina, participam de rallys desde junho do ano passado, vieram de Brasília com o desafio de aprender e completar a prova “nosso objetivo aqui é aprender com as dificuldades, porque pelo percurso eu sei que vamos enfrentar. Estamos aqui pra fazer o nosso melhor. É muita responsabilidade estar representando todas as mulheres, mas muito encorajador ser mulher aqui no meio de todos os pilotos é um desafio.”, disse Silvana Monteiro que vai estar como piloto da dupla. Já a irmã, Silmara Monteiro, estará como navegadora e afirma que a presença feminina faz diferença na categoria, “na hora que chegar lá a adrenalina vai comer e a gente vai conseguir fazer! Vamos deixar os estereótipos de lado, porque todo mundo fala que é um esporte masculino, mas vamos entrar de cara mesmo, porque temos a mesma condição de todo mundo”.

O time feminino nas bikes está bem representado, entre as 18 participantes, temos muitas campeãs no Rally Cerapió. Uma delas é Karen Olímpio, na elite feminina, 3x campeã brasileira XCO/XCC/XCM e bicampeã do Rally Piocerá/Cerapió, e que está na disputa para uma vaga nas olimpíadas em Paris 2024, “acredito muito na importância da mulher no esporte, em especial na minha modalidade. Acredito que o lugar de mulher é onde ela quiser. Não tem isso que o esporte é mais para homem, a mulher tem a mesma capacidade do que um homem e eu sou a prova disso, eu vim para também incentivar o maior numero de pessoas, especialmente as mulheres e as meninas que estão começando a pedalar. Meu trabalho, além do meu amor ao esporte, é incentivar o maior número de pessoas possíveis”.

Nas motos, com apenas uma mulher inscrita, Barbara Neves tem a responsabilidade de representar bem no trajeto desafiador que o Rally Cerapió na Rota nas Emoções propõe para os competidores, “no primeiro ano que eu competi tinha uma menina que também estava correndo nas motos, a Bacorinha, no ano seguinte só tinha eu de mulher competindo nas motos, foi muito legal. No primeiro dia da prova eu ganhei na categoria júnior e no final, com a somatória de todos os dias, eu acabei como vice-campeã do Rally Piocerá 2021 competindo com os homens, então isso foi muito especial. Espero que isso sirva de motivação também para que mais meninas estejam participando e competindo nas motos junto com a gente!”, diz.

Ainda falando de motos, na categoria moto turismo, a gaúcha Libera Costabeber, promete também representar todas as mulheres que gostam de acelerar em cima de duas rodas “eu estou muito feliz com essa oportunidade de vim acelerar no Nordeste, em lugares lindos, fazer a Rota das Emoções que era um destino que eu tinha muita vontade de conhecer e explorar. Eu sou embaixadora das motos Honda Brasil e hoje a minha maior alegria é poder mostrar esse mundo para outras pessoas e principalmente mostrar para mais mulheres que elas podem também subir em cima de uma moto e explorar cada lugar lindo que esse Brasil tem para nos oferecer! Se eu conseguir inspirar mais mulheres a realizarem seus sonhos, estando aqui eu já me sinto realizada, porque além de viver o meu sonho, ter mais parceiras dispostas a encarar esses desafios é o que me motiva”.

Por fim, a Edna Pradella sempre admirou o Rally e está na categoria expedições, o que promete muitas emoções, já que ela veio para curtir toda a autenticidade da Rota dos litorais que ligam o Ceará até o Maranhão, “esse ano eu convenci meu esposo pra vir a família toda, eu estou esperando lugares muitos bonitos pra gente visitar, conhecer, e a expectativa está a mil. Acompanho o Piocerá e Cerapió desde sempre, conseguimos adquirir no ano passado o nosso 4x4 e fiz logo a minha inscrição no primeiro lote para não perder o evento”, completou. 

A organização do maior Rally off-road da América Latina também não fica de fora, responsável por organizar toda a prova, desde a idealização, projeto, rotas e execução, as mulheres também estão na pilotagem do Cerapió, uma prova disso é a direção executiva da Rally, onde é comandada por Flávia Moreira, que tem equipe formada por 18 mulheres.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio do Ministério do Turismo Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Texto: Lalesca Setúbal

Notícias mais recentes

05/05/2022
Rally Piocerá revela percurso para a prova de 2023
01/02/2022
Passagem do Rally Cerapió 2022 agita Jijoca de Jericoacoara (CE)
01/02/2022
Rally Cerapió 2022 agradece apoio de Caucaia (CE)
28/01/2022
Conheça os campeões das categorias carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2022
28/01/2022
Bikes: Saiba quem foram os 14 campeões do Rally Cerapió 2022