O Rally Piocerá 2021 terá o patrocínio do Ministério do Turismo. Para a edição de 2021, que será realizada de 26 a 30 de janeiro, com largada em Teresina (PI) e chegada em Aquiraz (CE), a organização preparou uma prova desafiadora para todas as modalidades: bikes, motos, carros, quadriciclos e UTVs. O roteiro inclui também as cidades de Piripiri (PI), Guaraciaba do Norte (CE), Ubajara (CE), Santa Quitéria (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE) e Maranguape (CE).

“Apoiar a 34ª edição do Rally Piocerá será uma forma de iniciar um trabalho de retomada da participação do Ministério do Turismo em eventos, em 2021. Sabemos que o mundo deste segmento foi fortemente impactado pelas medidas sanitárias de distanciamento social impostas pela Covid-19. Por conta disso, inúmeras medidas vêm sendo tomadas com o intuito de manter o segmento de eventos vivo, sem prejudicar a saúde da população”, ressalta William França, secretário nacional de desenvolvimento e competitividade do turismo.

Ele destaca também as mudanças necessárias com o novo momento. “Tivemos que nos adaptar a novos formatos de eventos, como as lives, os eventos virtuais e híbridos, mas sobretudo foi necessário implementar uma nova forma de pensar, de interagir e acima de tudo, de manter as conexões e os negócios que tanto beneficiam a sociedade. O turismo de eventos é um dos que mais impacta economicamente o setor, já que movimenta desde hotéis, centro de convenções, espaços para eventos, até a infraestrutura de suporte como transporte, restaurantes, etc. Manter o segmento aquecido está intimamente ligado à missão do Ministério do Turismo, especialmente tendo em vista o seu forte compromisso com a retomada do setor”, complementa França.

Com este apoio, o Ministério espera estabelecer uma ponte de comunicação com seu público-alvo que geralmente participa ou é impactado pelo evento em suas mídias sociais, criando uma oportunidade de divulgarmos a nossa marca e a do Governo Federal, bem como as políticas e programas que estão em andamento na pasta. “O evento também se comprometeu em oferecer contrapartidas sociais e ambientais que poderão ajudar a comunidade local por onde o evento passa, como doação de cestas básicas, óculos de grau, consultas oftalmológicas e materiais recicláveis que poderão beneficiar instituições e pessoas que moram próximo ao percurso do rally e que trabalham com reciclagem. Desta forma, esperamos que o evento seja um sucesso e venha de fato simbolizar um 2021 muito melhor para o setor de eventos e para o turismo de maneira geral”, evidencia França.

Há 34 anos o Rally Piocerá/Cerapió explora diversas localidades entre os estados do Piauí e Ceará. Muito mais que uma competição off-road, o evento oferece aos participantes a oportunidade de passar por belas paisagens, além conhecer um pouco mais a história e dos atrativos turísticos da região. “Os atrativos turísticos das localidades são critérios importantes na escolha do trajeto da prova. O Piocerá/Cerapió é muito mais que um rali. Além da competição, o evento tem no DNA a esfera do turismo e a social”, destaca Ehrlich Cordão, diretor do Rally Piocerá 2021.

Os competidores passarão durante os quatro dias de disputas por trilhas, serras, dunas, parques, entre outros visuais. O Rally Piocerá 2021 também dá a opção da categoria Expedição para carros 4x4 para àqueles que querem apenas vivenciar o lado turístico do evento.

Já os atletas das bikes terão no trajeto três grandes parques da região: O Parque Nacional Sete Cidades, em Piripiri (PI), no primeiro dia; o Urubu Eco Parque, um paraíso ecológico em Guaraciaba do Norte (CE), será o local da arena de largada e chegada do segundo dia. Já o iPark Complexo Turístico, em Maranguape (CE), será o ponto final dos competidores na última etapa da prova.

Devido à pandemia do coronavírus, a organização do Rally Piocerá seguirá todos os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelos estados e municípios. Diversas medidas serão adotadas, como as bases do evento em cada cidade sem acesso ao público; exigência de teste negativo para a Covid-19 a todos os participantes; medição de temperatura na entrada do evento; distanciamento social em atividades presenciais, como as retiradas de kits, e realização de reuniões virtuais, como os briefings.

O Rally Piocerá 2021 é válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). O evento tem patrocínio do Ministério do Turismo; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear, Governo do Estado do Piauí, Governo do Estado do Ceará, apoio da Audax, Reron e ITTNet, além do apoio institucional das Prefeituras de Teresina (PI), Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE) e Aquiraz (CE). A realização é da Radical Produções.    

Programação Rally Piocerá 2021

26/1 – terça-feira - Teresina (PI)
Vistoria técnica, briefing virtual e largada promocional

27/1 – quarta-feira – 1º dia
Motos 
– Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 257 km – 7h05min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Teresina (PI) a Piripiri (PI) - 258 km – 7h57 min de prova
Bikes – Circuito em Piripiri (PI) – 109 km, com 1.530 m de ascensão

28/1 – quinta-feira – 2º dia
Motos
 – Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 187 km – 5h20min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Piripiri (PI) a Ubajara (CE) - 207 km – 6 horas de prova
Bikes - Circuito em Guaraciaba do Norte (CE) - 83 km, com 1.700 m de ascensão

29/1 – sexta-feira – 3º dia
Motos
 – Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 320 km – 9h10min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally - Ubajara (CE) a Canindé (CE) - 325 km – 9h21min de prova
Bikes – Santa Quitéria (CE) a Canindé (CE) - 81 km, com 1.550 m de ascensão

30/1 – sábado – 4º dia
Motos
 – Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 194 km – 5h45min de prova
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – Canindé (CE) a Aquiraz (CE) - 197 km – 5h46min de prova
Bikes – Guaramiranga (CE) a Maranguape (CE) - 83 km, com 1.450 m de ascensão

 

Notícias mais recentes

26/11/2021
Srie: Equipes Bikes - Caxias Bike Adventure organiza participao para o Rally Cerapi 2022
24/11/2021
Rally Cerapi 2022 j tem inscritos de 25 estados
22/11/2021
Etapa 3 Bikes: Lagoa do Bebedouro - Parnaba/PI
13/10/2021
Organizao do Rally Cerapi 2022 d incio ao levantamento das bikes
06/10/2021
Rally Cerapi/Piocer participa do Projeto Piau Rio