Muitas emoções e descobertas vão rolar nessa edição histórica do Rally Cerapió. São 35 anos explorando o que há de mais belo no Nordeste brasileiro. A prova que começa em 23 de janeiro, parte de Caucaia (CE), com passagem por Jijoca de Jericoacoara (CE), Ubajara (CE), Luís Correia (PI), Parnaíba (PI), e termina em Barreirinhas (MA) no dia 28. O destaque desta edição é a modalidade Expedição, que teve um grande número de inscritos e segue um roteiro diferenciado, pelas belezas naturais da região, ao longo do percurso oficial da competição.

Mais que um passeio, a Expedição Cerapió é uma verdadeira descoberta entre o litoral e uma parte do sertão dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Neste ano, os inscritos percorrerão a Rota das Emoções, que contempla o litoral dos três estados. Uma grande oportunidade de conhecer novos atrativos turísticos, mas também de iniciar no mundo off-road.

Em 2021, a Expedição foi um sucesso. Neste ano em que se tem muito mais a comemorar, a organização do evento estendeu à modalidade para quadriciclos e UTVs. Há também o Moto Turismo, que seguirá pelo asfalto. Uma excelente oportunidade para quem deseja ter uma nova experiência em trilhas desafiadoras, mas que os levarão a lugares incríveis.

O cearense David Landim está 100% confirmado nesta aventura. Ele vai descobrir o que é a maior prova de regularidade da América Latina na Expedição de Quadriciclos. “É a primeira vez que eu participo da prova. Somos uma equipe de 15 pessoas e estamos muito ansiosos para participar. Sempre ouvia muita gente, meus amigos, falarem do Cerapió, que é uma competição incrível e muito bem organizada. Tenho certeza que vamos gostar muito”, destaca o integrante da equipe Amigos do Quadri.

Vindos de Arcoverde (PE), os integrantes da equipe ArcoTrilha também estão na mesma sintonia. São oito inscritos, entre pilotos e navegadores que prometem se aventurar nos carros 4x4. “Estamos nas melhores expectativas. Não conheço essa região. Conheço um pouco de Barreirinhas, mas explorar esses locais de carro vai ser bem diferente  Não vejo a hora de chegar e fazer muitas amizades no Cerapió”, descreve Roberval Ramos.

Além de reunir amigos, a Expedição Cerapió 2022 proporcionará novas experiências a muitas famílias. “Nossa equipe vai participar com três carros na Expedição. Eu participo de Rally de Regularidade como piloto e minha esposa como navegadora, mas nunca participamos do Cerapió. Neste ano, vamos participar junto aos nossos familiares, até os filhos já estão confirmados. Já estamos em roteiro pelo Nordeste e em breve chegaremos ao Ceará”, destaca Max Lima, integrante da equipe BNC 4x4 Rally Team, das cidades de Volta Redonda e Pinheiral, no Rio de Janeiro.

O evento é o único que reúne modalidades diferentes como bikes, motos, carros, quadriciclos, UTVs, além da expedição, cujo objetivo é apenas se aventurar e explorar turística e gastronomicamente a região. A prova é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a competição é de Cross-Country Stage Race (XCS). São 36 categorias que incluem desde participantes profissionais e experientes até iniciantes e amadores.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio da Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

Texto: Beto Marques

Notícias mais recentes

05/05/2022
Rally Piocerá revela percurso para a prova de 2023
01/02/2022
Passagem do Rally Cerapió 2022 agita Jijoca de Jericoacoara (CE)
01/02/2022
Rally Cerapió 2022 agradece apoio de Caucaia (CE)
28/01/2022
Conheça os campeões das categorias carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2022
28/01/2022
Bikes: Saiba quem foram os 14 campeões do Rally Cerapió 2022