Há um ditado popular no sertão que diz: “chuva é sinal de felicidade”. Esse foi o sentimento com que os competidores do Rally Piocerá nas categorias carro, quadriciclos e moto rally encerraram a prova mais técnica dos últimos anos. Já esperando um dia de trilhas com muita lama, estendido em uma paisagem de carnaubais, os “ralizeiros” desceram a serra e foram agraciados com muita chuva ao longo do caminho, acentuando os atoleiros e o lamaçal entre Ubajara (Ce) e Jijoca de Jericoacoara (Ce). O 4º e último dia de prova, nesta sexta-feira (28) foi radical.

A descida da Serra Grande, no Ceará, por uma trilha nunca antes explorada, motivou ainda mais os pilotos de moto rally que mostraram perícia e coragem, enfrentando estreitas passagens, margeados por um abismo impressionante.

No trecho do atoleiro, as máquinas possantes de tração 4x4 levantaram uma onda de lama, provando que os competidores estavam preparados para as maiores adversidades. A chuva, na verdade, tornou-se uma aliada e garantiu um espetáculo de manobras. E os percalços de uma prova tão exigente, como o Piocerá, não poderiam faltar. Foi o que aconteceu com a dupla Oscar Marino e Genara de Oliveira (Equipe TV Globo) que abandonou a prova de hoje, já no final do dia. Eles corriam na categoria carro expedição e por causa de uma pane elétrica não conseguiram concluir.  

Um show à parte ficou por conta dos quadriciclos. Abrindo as trilhas dos carros, foram eles que, de cara, entraram logo na lama e desafiaram os atoleiros. No páreo para levar o 1° lugar na categoria quadriciclo graduado, Arnoldo Silveira Júnior (CE) e Hernaldo Marinho Segundo (PB). “Terminei o rally numa felicidade imensa. Acredito que essa é a sensação de todo mundo”, disse Arnoldo, que na etapa anterior terminou o dia em 2º lugar, à frente do conterrâneo Tom Rosa.

A chegada dessas modalidades foi em Jijoca de Jericoacoara, no litoral do Ceará. Uma multidão lotou a praça central para prestigiar pilotos, navegadores e todos os envolvidos no maior rally de regularidade da América Latina. De lá, os competidores se deslocaram até Jericoacoara, que faz parte de Jijoca, pela praia do Préa, cruzando o Parque Nacional de Jericoacora. Uma área de preservação ambiental de 6.850 hectares, declarada APA (Área de Preservação Ambiental) em 1984 e que virou parque em 2002. Na sua entrada, todos foram recebidos e orientados pelos fiscais do ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade sobre as normas de tráfego no local. A premiação dos vencedores da 24ª edição do Enduro Rally Piocerá 2011acontecerá amanhã, 29.01, na Pousada Hipopotomus, em Jericoacoara. Será o coroamento de mais um dos excelentes eventos da Radical Produções. 

Angela Bispo

Aldeia Com.

Notícias mais recentes

06/08/2021
Inscrita na 35 edio do Rally Cerapi, Equipinico comemora 20 anos em 2022
29/06/2021
Rally Cerapi 2022 movimentar economia de cerca de 30 cidades de trs estados
05/06/2021
Sesc Piau ser um dos parceiros da 35 edio do Rally Cerapi
05/05/2021
Rally Cerapi 2022 apresenta roteiro da edio comemorativa de 35 anos
03/05/2021
Hoje! Lanamento oficial do Rally Cerapi 2022