Há 35 anos iniciava uma das maiores competições de off-road do Brasil: o Rally Cerapió/Piocerá. O roteiro escolhido para 2022, que será realizado de 23 a 28 de janeiro, passará por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Nos próximos dias a rota será de muitas emoções, aventuras e belas paisagens.

Durante todo o evento, os competidores percorrerão as cidades de Caucaia (CE), Jijoca de Jericoaca (CE), Ubajara (CE), Luis Correia (PI), Parnaíba (PI), encerrando a rota em Barreirinhas (MA). A largada promocional acontece neste domingo (23), em Caucaia (CE), abrindo o calendário de off-road do país. A competição é válida para os carros pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (CBA).

Campeão na categoria Master no Piocerá 2021, José Carlos Silva, do Mato Grosso do Sul, vem em busca do título de bicampeão. “Vamos ter novos competidores do sul do Brasil, com o nível muito alto. Reconhecemos que será uma disputa acirrada, mas estamos animados e vamos pra briga dando o nosso melhor. Quem sabe vem um bi por aí! Vamos lutar muito por isso”, afirma.

O navegador mato-grossense Enedir Silva, campeão da Master em 2021, compartilha do mesmo sentimento do seu parceiro de competição, e garante que a meta é estar entre os primeiros. “Este ano vai ser muito top. Muita areia, dunas, que é o que a gente espera, dificuldade para o carro, navegador e piloto. Vamos com força total tentar ganhar mais uma edição, sei que vai ser muito difícil, nossa categoria vem muito forte, mas nosso objetivo principal é a vitória”, diz.

O navegador Alexandre Rech, do Rio Grande do Sul, que faturou o primeiro lugar na categoria Graduado em 2021, confessa que se surpreendeu com a vitória no ano passado e já está na expectativa para competir na Master. “Com a mudança de categoria, esperamos fazer um bom campeonato. Será um grande desafio, pois são equipes bem estruturadas e com muita experiência. Desejamos representar bem e fazer um belo papel, além de conhecer lugares novos e incríveis do nordeste brasileiro”, garante.

Garantindo o alto do pódio na Turismo dos carros em 2021, o navegador Davi Cavalcante, do Ceará, está se preparando para mais desafio nesta edição, subindo para Graduado, ele conta que será sua quinta vez no evento. “Participar do Rally Cerapió/Piocera sempre gera muita expectativa. Aguardamos o ano todo para chegar janeiro e percorrer a prova. Será minha quinta participação no evento, dois anos com UTV e este será a terceira vez com carro. Já estou na expectativa para percorrer parte da Rota das Emoções, eu tenho certeza que vai ser sucesso”, garante.

Vencedor nos UTVs, o pernambucano Carlos Eduardo Silva de Melo considera o Cerapió um encontro de amigos.  “É meu sétimo ano seguido que eu corro. Sou bicampeão da competição, uma vez de carro e ano passado de UTV. Nesta edição vamos brigar pelo primeiro lugar novamente, somos uma dupla forte, mas vamos competir com muitas duplas boas, vai ser uma disputa acirrada, mas estou muito feliz em fazer parte mais uma vez e percorrer a Rota das Emoções”, afirma.

Grande nome do off-road nacional, o cearense Wescley Dutra, já competiu 12 edições do Cerapió/Piocerá e pretende alcançar o hexa. “Vamos brigar pelo hexa, sei que não vai ser fácil, estamos no período chuvoso, meu quadriciclo é um 4x2, sempre tem aquela dificuldade para transpor lama, rio, e quem vai de 4x4 já sai na frente, mas rally é desse jeito. Todo ano dá aquele frio na barriga, como se fosse o primeiro, mas é sempre bom rever todo mundo, subir aquela rampa e concluir mais um rally”, finaliza Dutra.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio da Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.


Texto: Gisele Alves

Notícias mais recentes

05/05/2022
Rally Piocerá revela percurso para a prova de 2023
01/02/2022
Passagem do Rally Cerapió 2022 agita Jijoca de Jericoacoara (CE)
01/02/2022
Rally Cerapió 2022 agradece apoio de Caucaia (CE)
28/01/2022
Conheça os campeões das categorias carros, quadriciclos e UTVs do Rally Cerapió 2022
28/01/2022
Bikes: Saiba quem foram os 14 campeões do Rally Cerapió 2022