• 2016 - O mais desafiador das ltimas edies.

  • Teresina (PI) – As dificuldades impostas a pilotos e navegadores ao longo dos 1.300 km de trilhas e também aos bikers que pedalaram 312 km, durante o 29º Rally Cerapió, transformaram-se em alegria quando cada um deles chegou a Teresina (PI), última parada da competição. A edição foi considerada pelos competidores uma das mais desafiadoras da história da prova, que neste ano recebeu participantes de todas as regiões do País. A disputa foi realizada entre os dias 25 e 30 de janeiro, em um roteiro que foi do Ceará ao Piauí, e contou com cerca de 500 competidores.


    Nos carros, os vencedores da principal categoria, a Master, foram Renato Martins e Enedir Junior, que garantiram o bicampeonato. Charles Rabelo e Renan Felix foram os melhores na Graduados, Andre Macedo e Luan Duarte na Júnior e Marcio Botelho/Leandro Vieira na Turismo.


    O percurso da edição de 2016 retornou às origens do Rally Cerapió e adentrou o sertão central, que há alguns anos não recebia a prova. Cidades como Quixadá, Iguatu e Pacoti, no Ceará, e Picos e Ipiranga, no Piauí, presenciaram as emoções e os desafios de 500 competidores vindos de todas as regiões do Brasil.


    Estradas de terra, areia, barro, travessia entre rios e o cansaço advindo de etapas longas foram os principais obstáculos dos pilotos, navegadores e atletas na disputa pelo ponto mais alto do pódio. Além disso, a época de chuvas do Nordeste reservou algumas surpresas aos participantes da 29ª edição da competição.


    Na disputa de motos, Wesley Antunes de Macedo confirmou o favoritismo e saiu campeão de mais uma edição do Cerapió-Piocerá, na categoria Master e Pedro Emilio Tajra Ferreira ficou com o título da Sênior. Na Executivo, Luiz Lobão Castelo Branco Filho foi o melhor e Sandro Hoffmann levou o principal troféu da Over 40. Péricles Dutra venceu na Over 50, Alexandre Souza Negreiros na Junior, Alexandre Aguiar de Carvalho na Novato e José Eduardo Sena na Moto Rally.


    “Neste ano, nós tivemos de enfrentar muitas trilhas diferentes, além de dar o nosso melhor nos vários laços e balaios ao longo do percurso e em todos os dias de prova. Faço uma avaliação positiva da minha participação e agora é treinar para buscar os próximos títulos”, afirmou Macedo, o Alemão.


    A prova de quadriciclos consagrou Artur Teixeira de Carvalho Junior, na categoria Graduados, e George Ximenes Souza Girão, na Novatos. “Treinei bastante para o Cerapió. Avalio minha participação como muito positiva e o resultado é fruto do meu trabalho”, disse Carvalho Jr.


    Grandes nomes como Lourival Roldan, Du Sachs e André Azevedo, que foram destaque no Rally Dakar, o maior do mundo, também marcaram presença na prova que está próxima dos 30 anos.


    Nos UTVs, a vitória ficou com as duplas Lucas Araújo Barroso / Breno de Almeida Rezende, na Graduados, e Renato Adams Albuquerque / Pedro Serra Neto, na Novatos.


    De acordo com Ehrlich Cordão, diretor da Radical Produções, que organiza o evento, este foi mais um ano vitorioso. “Agradeço a todos que participaram do Cerapió 2016 e que acreditaram em nosso trabalho. Sempre colocamos o profissionalismo, a ética e a seriedade acima de tudo. Todos são vencedores por terem completado um dos maiores percursos da história da prova. Parabéns aos campeões que subiram ao pódio e espero nos vermos na comemoração dos nossos 30 anos de história.


    A prova também foi válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e Brasileiro de Rally Cross Country.


    Pedal – Nas bikes, a opinião de que a prova foi uma das mais desafiadoras da última edição foi unânime. Joana Eleodora Nóbrega e Daniel Zóia foram os campeões gerais e da Elite.


    Na disputa por categorias, Weber Rodrigo Gomes Silva foi o primeiro na Master A1, Thiago Drews Elias, mais conhecido como Brou Bruto, faturou a Master A2, Jovenal Batista da Silva, a Master B1; Eduardo Machado da Silva, a Master B2; Dorivaldo Correia de Abreu, a Master C1; Valdivio Nunes Messias, a Master C2; Werner Wind, a Veteranos; Francisco Alberto de Souza, a Sub 30, e Venilda Eli na Master Feminino.


    “Este foi o Cerapió mais difícil que eu já disputei em seis anos de participação. A primeira etapa foi a mais desafiadora e, mesmo sendo um terreno em que sou acostumada a treinar, tive bastante trabalho. Além disso, a Sofia (Subtil) foi uma grande concorrente e me colocou à prova todos os dias. Foi uma pena ela não ter largado na última etapa”, afirmou Joana.


    Os últimos dois dias de disputas foram válidos pela primeira e segunda etapas do Campeonato Piauiense de Ciclismo.


    Ações Sociais


    O Rally Cerapió 2016 abriu a 29ª edição da competição doando livros a crianças indígenas na reserva Pitaguary, em Maracanaú, no Ceará. A equipe do projeto Rallyteca, realizado em parceria com o Instituto Cultural Saber e Ler e Adi Produções, entregou cerca de 300 livros na aldeia. A Biblioteca Municipal de Maranguape, na cidade vizinha, também foi beneficiada e recebeu 1.000 novos exemplares que servirão de apoio à rede de ensino do município.


    O projeto distribuiu 10 mil livros para escolas e comunidades carentes no percurso da prova de 1.300 quilômetros, que abrangeu os estados do Ceará e Piauí.


    “Eu senti que os índios, dentro desta aldeia especificamente, procuram um espaço dentro da sociedade por meio da educação. Logo, nós viemos ao encontro desse pensamento facilitando o acesso ao conhecimento sem interferir na preservação da cultura deles. Foi gratificante. Manteremos contato com eles para fecharmos novas parcerias”, contou Magda Krauss, presidente do Instituto Cultural Saber e Ler, de Campinas (SP).


    A cidade de Maranguape foi o primeiro município cearense a ser beneficiado pelo projeto. “Essa doação tem grande importância para o nosso acervo e para 16.000 crianças e jovens que fazem parte da nossa rede pública de ensino. Além disso, o Rally Cerapió é um evento que tem tradição, assim como nosso município, quando se trata de competições off-road. Este foi um gesto muito importante para nós”, comentou Átila Câmara, prefeito da cidade.


    O Rallyteca distribui os exemplares de acordo com a rota da competição, que cruza o sertão nordestino. “Neste ano nós contamos com o apoio de 18 editoras e conseguimos trazer os mais variados livros. Infantis, infanto-juvenis, adultos e de pesquisa. Fizemos uma triagem para que as bibliotecas recebessem o maior número de livros possível e com variedade”, explicou Adriana Araújo, idealizadora do projeto.


    Além de entrar na corrida pela educação, o Rally Cerapió também contou com ações que visavam proporcionar melhor qualidade de vida ao povo nordestino. Por isso, o projeto De olho na trilha ofereceu às comunidades do Piauí consultas oftalmológicas e distribui óculos novos para os mais necessitados. Em Iguatu, no sertão central, no Ceará, a APAE (Associação de Professores e Amigos dos Especiais) recebeu todas as cestas básicas arrecadas durantes as inscrições para a 29ª edição.


    Economia


    A competição levou ao sertão central uma caravana com mais de 1.000 pessoas, contando competidores, equipes de apoio, organização e jornalistas dos mais variados veículos.


    O evento movimentou a economia local na área de serviços, quando hotéis ficaram lotados por conta do rali e padarias, restaurantes, postos de gasolina e comércios afins multiplicaram as vendas no período em que as cidades sediaram o evento.


    Classificação final (cinco primeiros)

    Clique aqui para conferir a relação completa


    CARROS 4×4


    Master

    1º Renato Martins/Enedir Junior 216 pontos

    2º Wander Filho/Wagner de Paula 173 pontos

    3º José Neto/Glauco Holanda 169 pontos

    4º Rômulo Silva/Vinicius Silva 154 pontos

    5º Fernando Oliveira/Paulo França 150 pontos


    Graduados

    1º Charles Rabelo/Renan Felix 233 pontos

    2º Pedro Braz/Rodrigo Peternelli 152 pontos

    3º Paula Boghossian/Vilma Quintaes 143 pontos

    4º Rômulo Junior/Humberto Neto 129 pontos

    5º Edson Junior/Leonardo Martins 122 pontos


    Júnior

    1º Andre Macedo/Luan Duarte 233 pontos

    3º Luis Melo/Carlos Silva 223 pontos

    2º João Rodrigues/João Paulo Teles 197 pontos

    4º Eli de Farias/Isaac Pinto 191 pontos

    5º Lauro Filho/João Neto 176 pontos


    Turismo 

    1º Marcio Botelho/Leandro Vieira 207 pontos

    2º Fernando Siqueira/Fabio Menzes 191 pontos

    3º Pedro Oliveira/Alessandro da Silva 185 pontos

    4º Walter Santana/Francisco Filho 184 pontos

    5º Lincoln Ferreira/Sávio Junior 180 pontos


    MOTOS REGULARIDADE


    Master 

    1º Wesley Antunes de Macedo 238 pontos

    2º Helaindo Onofre Jales 226 pontos

    3º Alvaro Amarante Almeida 220 pontos

    4º Saul Zakkour 175 pontos

    5º Reinaldo Coelho F. Junior 168 pontos


    Sênior 

    1º Pedro Emilio Tajra Ferreira 224 pontos

    2º Nilson Jose Alves 207 pontos

    3º Lenilson de Freitas Viana 205 pontos

    4º Misael Araujo Amariz 196 pontos

    5º Lauro Rodolpho Soares Lopes 174 pontos


    Executivo 

    1º Luiz Lobão Castelo Branco Filho 238 pontos

    2º Herculo Onofre Jales 232 pontos

    3º Felipe Oliviera de Carvalho 208 pontos

    4º Krisnamurk Osterne Alves Rolim 194 pontos

    5º Renato Ribeiro Soares 48 pontos


    Over 40 

    1º Sandro Hoffmann 250 pontos

    2º Wagner Sousa de Oliveira 208 pontos

    3º Gildo Jose Soares Tavares 189 pontos

    4º Joao Namisfled Vieira Borges 187 pontos

    5º Paulo Picasso Barroso Cabral 183 pontos


    Over 50 

    1º Pericles Dutra 244 pontos

    2º Italo Fonseca do Nascimento 218 pontos

    3º Franklin Antonio Marques 202 pontos

    4º Altair Bordignon 200 pontos

    5º Cleivon Rizza 165 pontos


    Junior 

    1º Alexandre Souza Negreiros 218 pontos

    2º Andre Augusto Bezerra 210 pontos

    3º Anderson Malacarne 195 pontos

    4º Enrico Amarante Almeida 187 pontos

    5º Tafarel Guimaraes Araujo 151 pontos


    Novato 

    1º Alexandre Aguiar de Carvalho 235 pontos

    2º Ezequiel Fabricio Federle 225 pontos

    3º Antonio Jose Pereira Rodrigues 175 pontos

    4º Caio Cesar Sales M.Araujo 172 pontos

    5º Renato Silva do Nascimento 151 pontos


    MOTOS RALLY

    1º Jose Eduardo Sena 217 pontos

    2º Peter Ferreira 216 pontos

    3º Andre Luis Barbosa Furtado 183 pontos

    4º Aristofanes Barreto Brasileiro 183 pontos

    5º Roberto R. Gayoso Freitas 170 pontos


    QUADRICICLOS


    Graduados 

    1º Artur Teixeira de Carvalho Jr. 239 pontos

    2º Pedro Henrique Teixeira Costa 228 pontos

    3º Wescley Ferreira Dutra 206 pontos

    4º Roberto Savio Gomes da Silva 188 pontos

    5º Luiz Tarquinio Pereira Cruz 160 pontos


    Novatos 

    1º George Ximenes Souza Girao 225 pontos

    2º Rodrigo Maia de Souza 220 pontos

    3º Leandro Bandeira do Vale 196 pontos

    4º Diego Moura Macedo 186 pontos

    5º Marcelo Conceicao Junior 174 pontos


    UTVs


    Graduados 

    1º Lucas Araujo Barroso / Breno de Almeida Rezende 241 pontos

    2º Antonio Ataide Pinho Junior / Hilquias Caldas 216 pontos

    3º Alamo Costa Souza / Fabão 201 pontos

    4º Armando Bispo da Cruz / Du Sacks 165 pontos

    5º Leonardo Guilherme Beleza / Anibal Vieira Feijo 157 pontos


    Novatos 

    1º Renato Adams Albuquerque / Pedro Serra Neto 233

    2º Vilson de Oliveira Logrado / Eduardo Rissate Borges 216

    3º Igor Queiroz Barroso / Rafael Cantal 210

    4º João Aparecido de S. Nobre / João Neto Nobre Barbosa 180

    5º Elias Esteves Ferreira 159


    BIKES (TRÊS PRIMEIROS)


    Master A1 

    1º Weber Rodrigo Gomes Silva #410

    2º Calebe Moreno Sangi #465

    3º Francisco de Oliveira Júnior #424


    Master A2 

    1º Thiago Drews Elias #575

    2º Lindomar Ferreira dps Santos #416

    3º Felipe Mateus de Rodrigues #418


    Master B1 

    1º Jovenal Batista da Silva #439

    2º Fabio Nogueira Dantas #468

    3º Orlando Rieiro Torres Filho #440


    Master B2 

    1º Eduardo Machado da Silva #533

    2º Carlos César Drozino #458

    3º Ernani Castro Costa #454


    Master C1 

    1º Dorivaldo Correia de Abreu #503

    2º Maurício Marques de Castro #506

    3º Gerardo Marcio Maia Malveira #508


    Master C2 

    1º Valdivio Nunes Messias #512

    2º José Domingos de Souza #513


    Veteranos 

    1º Werner Wind #543

    2º João de Deus Soares Filho #544

    3º Jean Fraçois Thevoz #542


    Sub 30 

    1º Francisco Alberto de Souza #493

    2º Estevão Rocha Negreiros #492

    3º Ricardo Gonçalves de Matos #491


    Elite Masculino 

    1º Daniel Zóia #406

    2º José Alberto Nunes Feitosa #429

    3º Rodrigo Ribeiro Nunes #421


    Elite Feminino 

    1º Joana Eleodora Nobrega #472

    2º Karine de Macedo Frota #474

    3º Laiana Gonçalves de Matos #473


    Master Feminino 

    1º Venilda Eli #484

    2º Ana Paula Pimentel #481

    3º Antonia Rodrigues dos Santos #483


    O Rally Cerapió 2016 foi uma realização da Radical Produções e teve o apoio da Audax Bikes, Michelin, Honda e Can-Am além de contar com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina. A competição também contou com a colaboração do Sebrae, Shopping Iguatemi Fortaleza e prefeituras de Maranguape, Iguatu, Quixadá e Picos. A Revista da Moto! e a revista Speedway foram parceiros na divulgação do evento; ADI, Óptica Jockey e Instituto Saber e Ler entraram como parceiros sociais.


    VIPCOMM

    Assessoria de Imprensa Rally Cerapió

    Jornalistas responsáveis: Ricardo Ribeiro/Rafael Giuvanusi

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  • 2015 - Sucesso dentro e fora das trilhas

  • A 28ª edição do Rally Piocerá foi um sucesso. A competição off-road reuniu em janeiro de 2015 cerca de 500 participantes, de 22 estados além do Distrito Federal. Competidores nas Motos, Quadriciclos, Carros e UTVs percorreram em quatro dias mais de mil quilômetros. As Bikes andaram cerca de 300. O trajeto saiu de Teresina (PI) rumo a Beberibe (CE). Cidades como Pedro II e Altos, no Piauí, e Crateús, Quixadá e Quixeramobim, no Ceará, também estavam no roteiro.

    O piauiense Wesley Macedo foi o destaque nas Motos ao conquistar pela primeira vez o título da competição na categoria Master. Conhecido como Alemão, Wesley veio bastante focado na meta de terminar a prova no lugar mais alto do pódio, já que no ano passado ficou na terceira colocação. Com forte preparação durante toda a temporada 2014, o piloto de Teresina (PI) venceu três dos quatro dias e se manteve na liderança o tempo todo. Durante a prova, os pilotos encararam diversos obstáculos: pedras, laços, areia fina, cascalhos, etc. Para as Motos, os dois primeiros dias do Rally Piocerá foram válidos pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Na soma dos resultados, o capixaba Jomar Grecco venceu a etapa, com 47 pontos.

    Nos Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally, a competição iniciou com uma sequência de laços simples, porém traiçoeiros, que parecia uma dança de veículos. De cara, colocou os pilotos e navegadores no clima do que será a prova: técnica e difícil. Os mineiros Renato Martins e Enedir Silva Junior ficaram com o título da categoria Master. A dupla começou a definir a vitória na véspera, quando foram os mais precisos nas trilhas e assumiram a primeira posição. No último trecho do percurso, à beira mar, eles mais terminaram com a melhor pontuação e asseguraram o lugar mais alto do pódio.

    Lucas Barroso e Vinicius Silva, de Fortaleza (CE), mantiveram a alta performance e encerraram a participação no Rally Piocerá 2015 com vitória nos quatro dias na categoria UTVs Graduados e o título de bicampeão incontestável. Entre os Novatos, os vencedores foram Luciano Alencar e Aristofanes Brasileiro, de Quixadá (CE). 

    Nos Quadriciclos Graduados, Artur de Carvalho Júnior, de São Luís (MA), terminou com 226 pontos, apenas um a mais que Pedro Teixeira Costa, de Barreiras (BA). Na categoria Novatos, o título ficou para Manoel Gomes, de Apuiarés (CE).


    Peter Ferreira, piauiense de Teresina, ampliou o número de conquistas no Piocerá. O maior vencedor em atividade da competição agora tem 12 títulos. Ele definiu o primeiro lugar nas Motos Rally ao ganhar a última etapa, nas dunas de Beberibe.

    Uma das surpresas desta edição foi o expressivo número de participantes nas bicicletas. A organização recebeu 155 inscrições, mais que o dobro em relação a 2014. Joana Nóbrega, de Fortaleza (CE), e Lindomar Ferreira, piauiense de Altos, confirmaram o favoritismo e levaram o título da competição. Ela cruzou a linha em primeiro lugar todos os quatro dias. Ele ganhou três e obteve uma segunda posição.

     

    Os bikers percorreram trilhas nos mais variados terrenos, com bancos de arreia, piçarra, terra batida e pedras, além de subidas íngremes. Joana, que por duas vezes havia ficado com a segunda colocação do Piocerá/Cerapió, desta vez, não deu chance alguma para as adversárias.
    Lindomar, que disputou o Piocerá pela quinta vez e havia sido campeão em 2000, também se destacou desde o início.


    Muito mais que um rali

    Por onde passou, o Rally Piocerá 2015 deixou sua marca nas trilhas e nas comunidades carentes de mais de dez cidades e povoados dos Estados do Piauí e Ceará.

    Mais de cinco toneladas de alimentos arrecadados com as inscrições da prova foram doados à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Teresina. Também na capital piauiense, a equipe Arapongas Rally Team, do Rio de Janeiro, promoveu o “Boca na Trilha”, com palestra e distribuição de 350 kits de higiene bucal, no bairro Santa Tereza.

    O povoado Cajueiro, no município de Milton Brandão (PI), recebeu a equipe do “De Olho na Trilha”. Há três anos, o Rally Piocerá, em parceria com a Óptica Jockey, de Teresina (PI), oferece consultas oftalmológicas gratuitas, além da doação de óculos.

    A novidade que fez grande sucesso na edição 2015 foi a “Rallyteca”. Iniciativa da ADI Produtora e do Instituto Saber e Ler, empresas parceiras de São Paulo, o projeto distribuiu até o final do rali 10 mil livros, todos novos, para bibliotecas de escolas públicas, entidades e comunidades.

     

     Por: Vipcomm

     

  • 2014 - Cear, Piau e finalizando em Barreirinhas no Maranho Rota das Emoes

  • A edição de 27 anos do maior rali de regularidade das Américas contemplou provas de moto quadriciclo, UTV, carro 4x4 e mountain bike, valendo novamente por três campeonatos brasileiros – para motos, quadriciclos e carros 4x4 – e a participação de mais de 300 competidores. Tecnicamente, a prova foi bem sucedida, com alto grau de variação de terrenos, sem erros de planilha e com staff bastante técnico. Participaram 152 motos, 23 quadriciclos, 41 Bikes, 15 UTVs e 54 carros.

     

    O grande diferencial foi o alto nível de competitividade, tendo a participação dos melhores competidores de moto, carro e quadriciclo do país e a chegada na cidade de Barreirinhas. Aliás, o Cerapió percorreu quase 100% da Rota das Emoções, um roteiro turístico que envolve 14 municípios e cenários paradisíacos dos estados do Ceará, de onde houve a largada do Shopping Iguatemi, Piauí, com parada no litoral piauiense, e Maranhão.

    O que o Cerapió levou para os municípios percorridos, e nesse ano foram mais de 30, foi desenvolvimento, uma vez que são mais de mil pessoas na caravana deixando em cada um desses lugares um forte incremento na economia, no turismo e no desenvolvimento das mais diferentes modalidades esportivas, além da troca de conhecimento e integração. Neste ano foram realizadas três ações sociais: a entrega de mais de uma tonelada de alimentos para o Rotary Club de Fortaleza, pela primeira vez, uma ação educativa e de entretenimento que foi a BiblioSESC, um caminhão itinerante do SESC do Piauí e pela terceira edição consecutiva o projeto “De Olho na trilha”, em parceria com a Óptica Jockey, de Teresina, Piauí.

    Por Márcia Cristina

     

     

  • 2013 - Circuito das Serras e prova de alto nvel

  • Uma edição muito especial. Os 26 anos foram marcados por disputa de titãs em prova de alto nível técnico. A escolha a dedo de cada roteiro e trilha também foram devido ao Piocerá abrir pela primeira vez três campeonatos brasileiros: o de carro 4x4, quadriciclo e de moto. Outra inovação foi a estreia da modalidade UTV. A prova foi especial e minuciosamente organizada. O Circuito Serras Nordeste foi o ponto central do roteiro reservado para mais de 500 competidores. Houve um recorde de participação nas motos com 178 inscritos. Nos carros, participaram 50 veículos, nos quadriciclos foram 28, além de seis UTV e 60 bikes.

    Em todos os dias de competição havia trechos de serras, mesclando com terrenos planos e paisagens muito diferenciadas, o que faz do Piocerá o rali mais exótico, inóspito e exuberante do Brasil. Foram aproximadamente 1.100 km de trechos cronometrados para carro, UTV, quadriciclo e moto e aproximadamente 400 km de percurso para as bikes.

    O ponto de partida do primeiro dia de Piocerá foi a Ponte Estaiada, em Teresina, e a chegada no Centro de Eventos, em Fortaleza. Os pernoites foram em Campo Maior, Pedro II e Ubajara. Além das cestas básicas novamente arrecadadas para instituições de caridade, aconteceu a ação social “De Olho na Trilha”, em sua segunda edição, realizada na localidade Brejo, no município de Altos, no Piauí. Lá, foram realizados mais de 60 atendimentos a crianças, adultos e idosos, que foram contemplados com consultas, exames e óculos gratuitos.

  • 2012 - Jubileu de prata

  • A 25º edição do Rally Cerapió/Piocerá brindou com sucesso o seu jubileu de prata, de 22 a 27 de janeiro. Um presente do evento para seu maior público, competidores e parceiros, foi a publicação do livro “Muito além de um rally”, contando um pouco dessa linda história em textos, fotos e poesias. A largada foi do Complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, com passagem por Trairi, Sobral e Pedro II.

    A prova abriu pela primeira vez dois campeonatos brasileiros de regularidade, o de carro 4x4 (CBA) e de quadriciclos (CBM). Participaram carros 4x4, motos, quadriciclos e mountain bike. Com quatro dias de competição, muitos desafios enfrentados, até a premiação, ocorrida no Complexo Turístico da Ponte Estaiada Mestre Isidoro França, em Teresina, com direito a muita música e celebração, após uma longa maratona cross country de rali. Além dos troféus para os cinco melhores colocados, o campeão de cada uma das categorias recebeu uma bicicleta de MTB Houston personalizada. Participaram mais de 350 competidores, sendo 168 motos, 41 carros 4x4, 25 quadriciclos e 82 bikes.

    A Radical Produções realizou o lançamento do rali em vários estados, como em Teresina, Mariana-MG, Brasília-DF e em Fortaleza. A passagem por biomas diferenciados foi a tônica dessa edição especial. Dunas, areia, praias, serras, matas e florestas virgens e preservadas, caatinga, asfalto, terra batida, lama, tudo para dar um pouquinho a mais de sabor e adrenalina nos participantes. A imprensa convidada foi uma das mais representativas, incluindo a presença de jornalista italiano da revista QuatroXQuatro Magazine. Esta edição marcou a estreia do projeto de ação social “De Olho na Trilha”, no qual médicos oftalmologistas e uma equipe da Óptica Jockey, de Teresina, atenderam mais de 100 pessoas de duas comunidades do município de Pedro II, primeiro com palestra, depois com exames e óculos gratuitos.

  • 2011 - Em Portugal e na Rota das Emoes

  • Os 24 anos do Rally Piocerá aconteceu entre 23 e 29 de janeiro com largada no Jockey Clube do Piauí, em Teresina, e chegada em Jericoacoara, pela primeira vez na história do rali. A prova teve pernoites nas cidades de Barreirinhas, no Maranhão, Parnaíba e Ubajara. Um passeio pela Rota das Emoções, que envolve os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Neste ano, o marco do evento foi o lançamento em Lisboa, Portugal, no mês de dezembro, já uma prévia das atividades comemorativas para os 25 anos de história do evento. Nesta edição, mais de uma tonelada de alimentos foram entregues ao Lar da Esperança em Teresina, entidade que cuida de pessoas com HIV; juntamente  com a Houston Bike, a organização doou um quadriciclo para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que ajudará na fiscalização e controle do Parque Nacional de Jericoacoara.

    Os shows da Equipe Força e Ação em cada cidade de pernoite foram uma atração empolgante para o público. A passagem pelos pequenos lençóis maranhenses e a travessia das dunas foi um dos pontos altos da edição. A prova de bike teve um roteiro paradisíaco, com direito a um deslocamento de barco pelo Rio Preguiça desde Barreirinhas até a Praia do Caburé, no Maranhão, percorrendo trecho do oceano Atlântico.

    Todos os campeões receberam troféus especiais e mais uma bicicleta de modelo exclusivo fabricada pela Houston Bike especialmente para o evento. A organização optou por manter apenas as disputas na modalidade regularidade e trouxe de volta a categoria moto dupla, assim como nas primeiras edições. 

  • 2010 - Muito alm de um Rally

  • Na sua 23º edição, o Rally Cerapió teve seu pontapé inicial no dia 25 de Janeiro, no estacionamento do Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro em Fortaleza, com sua largada promocional no dia 26, tendo uma estrutura e organização que já mostrava para os competidores o tamanho do evento, deixando todos ansiosos para a largada oficial no dia 27 na praia do Cumbuco. O lado social foi um dos grandes destaques nessa edição com a arrecadação de alimentos que foram doados às vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, dias antes do evento começar; cinco toneladas de alimentos foram enviados ao país amigo pela equipe da Cruz Vermelha, órgão mundial de ajuda humanitária.

    A prova aconteceu entre 25 e 30 de janeiro e do Cumbuco seguiu por Trairi, Ubajara, Camocim, encerrando em Parnaíba. O roteiro do rali de bike foi considerado o melhor de todos os tempos. A chegada final foi em Luís Correia, no SESC Praia. O VeloCerapió contou novamente com o Prólogo, animando o público. Mais de 300 competidores participaram em três competições: Regularidade, com quadriciclos, carros 4x4, carros 4x2 e motos; VeloCerapió, válida para carros 4x4, e o Rally de Bike. Mais de 150 pessoas trabalharam incansáveis na organização.

    O cantor Leoni, ex-Kid Abelha, arrancou suspiros e aplausos dos competidores antes da premiação. Participaram competidores de 23 estados, além de países como a Suíça, Itália e França.

  • 2009 - Na era do Satlite/GPS

  • Na sua 22ª edição, o Piocerá retorna as suas consagradas trilhas pelos sertões do Piauí e Ceará, revivendo os tempos de glória quando se deu início a uma das provas mais famosas do off-road brasileiro. Nesse ano, foram feitas algumas mudanças, a começar pela realização de um prólogo, prova para tomada de tempo para os carros do VeloPiocerá, um evento nunca antes realizado. Outro fato marcante foi a divisão em duas etapas do rali por dia de prova, totalizando oito etapas em quatro dias de disputas.

    A prova aconteceu de 28 a 31 de janeiro, com largada de Teresina, passando por Pedro II, Parnaíba, Sobral e Fortaleza, totalizando quase 1.200 quilômetros. Uma participação de luxo nos carros foi a do cantor Frank Aguiar, além de estrangeiros, como o piloto de moto japonês Yoshihiro Maeda, além de competidores da Suiça, Holanda e Itália. Outra atração foi a inscrição da equipe do Esporte Espetacular, da TV Globo, na prova de regularidade dos carros 4x4. Quase 400 competidores foram inscritos.

    A apuração por GPS foi um divisor de águas no Brasil. O Piocerá marcou os enduros e ralis com a apuração por GPS TOTEM, uma inovação que tornou o rali mais seguro, rápido e confiável, aumentando ainda mais a disputa entre os competidores. Em relação às trilhas, fato que consagrou o Piocerá\Cerapió como a melhor prova de regularidade da América Latina, o grande diferencial foram trilhas exclusivas para as motos, fato esse possível graças à apuração por GPS. 

  • 2008 - Hora de sair de casa

  • Na sua 21ª edição, o Rally Cerapió, sai do seu roteiro tradicional e com estilo. Largando de Fortaleza em direção a Recife, Pernambuco, o evento percorreu as cidades de Mossoró, Natal e João Pessoa.. Nesse ano, um piloto na categoria moto se destaca entre os demais, Sandro Hoffman do Espírito Santo, fatura o sexto título (2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008) e consagra-se como o maior vencedor na história do Enduro-Rally Piocerá\Cerapió numa mesma categoria.

     O evento completou 21 anos e se tornou adulto. Hora de mudar os rumos da trilha. Assim, de 23 a 31 de janeiro a prova com 1.300 quilômetros, deixando de lado as trilhas do Piauí e do Ceará. O roteiro foi realmente diferente de todas as edições e teve muitos estrangeiros, como o suíço Jean François e os pilotos ingleses Graham Keith, Martin Wislon, Jeff Burton e Ian Forbes, além do português Mario Roma nas bikes.
     
    Se em 2007 houve a estreia do VeloPiocerá, dessa vez foi o inverso, com o VeloCerapió. Na regularidade, as motos, quadriciclos, carros 4x4 e carros 4x2 fizeram a festa, além, é claro, do rali de bike. Para as motos, novamente campeonato brasileiro de enduro, nos dois primeiros dias.

  • 2007 - Estreia do VeloPiocer

  • O Piocerá incorporou mais uma prova, a Cross Country, prova de velocidade para veículos 4x4, com a participação de equipes de vários estados do Brasil. Também pela primeira vez foi aberta a categoria caminhões 4x4, exclusivamente para a prova Cross Country, tendo como único representante a equipe Curinga, que colocou nas trilhas o caminhão Kalango, um Mercedes Benz 1720A.

    A 20ª edição confirma que é realmente o maior rali de regularidade do País, com a presença de participantes de 22 Estados, mais de 500 inscritos e inovando, mais uma vez, com a modalidade de velocidade para carros e caminhões, totalizando seis modalidades do off-road.  A prova aconteceu de 22 a 27 de janeiro. O percurso Teresina, Tianguá, Quixeramobim, Mossoró, Aracati foi de 1.300 quilômetros entre Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará. O Piocerá abriu o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, valendo por duas etapas. O fim da prova não ocorreu em Fortaleza. No último dia, saiu de Mossoró, no Rio Grande do Norte, desligando os motores na praia de Canoa Quebrada, em Aracati.

    Por tamanha grandeza, tanto de participantes - numa caravana de mais de mil pessoas, entre competidores, organização, apoio e imprensa -, quanto de estrutura, o evento passou a ser considerado o maior rali de regularidade da América Latina. Participaram também competidores da Bélgica, Itália, Suíça e Holanda.

  • 2006 - No samba e no rastro da pr-histria

  • A 19ª edição do Cerapió foi a maior já realizada, com 1.630 quilômetros de percurso, passando por quatro estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí. Foi um recorde em distância do percurso e no número de competidores, mais de 500 inscritos nas cinco modalidades e recorde de acessos ao site oficial do evento. A escola de samba Skindô, de Teresina, homenageou o evento, com o tema central de seu samba enredo para o carnaval, consagrando-se campeã após um jejum de 15 anos. “É o Cerapió na folia e na cultura popular: Rally em ritmo de samba, tudo a ver!”.

    O evento aconteceu entre 23 e 29 de janeiro. A largada foi de Fortaleza, seguiu para Mossoró-RN, Souza-PB, Juazeiro do Norte-CE, Picos-PI, para finalizar na capital do Piauí. Um Cerapió sem chuva durante todo seu roteiro, mas que recebeu a benção de São Pedro durante a premiação, em Teresina.

    Foi o primeiro ano de parceria com a Petrobras. Dos competidores estrangeiros, o francês Stéphane Nguyen, na categoria moto Novato e nas bikes, o português Mário Roma e novamente a italiana Sandra Klomp. Misto de cultura e história marcou o percurso. Além das cidades turísticas, como Fortaleza, com largada no Marina Park Hotel, a prova passou por muitos trechos inóspitos, como o areal do Rio Grande do Norte, seus campos de petróleo e sítios arqueológicos. Já no sertão da Paraíba, uma largada sensacional no Vale dos Dinossauros, na cidade de Souza, e por fim a prova novamente percorreu o Vale do Cariri, no Ceará, até adentrar no Piauí, por uma das regiões mais ricas na produção de mel e de caju do País, o Sul do Estado. 

  • 2005 - Enfim, a maioridade

  • O Piocerá completa 18 anos e foi a maior edição em termos de estrutura organizacional, cobertura jornalística e modalidades por evento, tendo varias provas diferentes acontecendo ao mesmo tempo: Enduro de Regularidade e Rally, Mountain Bike, Teste Especial de Velocidade e Enduro a Pé. Tudo isso para comemorar com grande estilo e com direito até a corte de bolo.

    Largando de Teresina, o Piocerá aconteceu de 26 a 30 de janeiro, percorreu 1.400 quilômetros e chegou ao Hotel Parque das Fontes, em Beberibe, litoral oeste cearense, depois de pernoitar em Floriano-PI, Picos-PI, Oeiras-PI e em Iguatu-CE. O evento inseriu a categoria carros turismo com a Copa Toyota Hilux Expedition. Outra conquista foi a apuração de dados via satélite através do sistema Kaboo. A prova entrou para a história como o único rali do país a contar com seis modalidades esportivas, divididas em várias categorias.

    Foi a primeira vez que a prova não teve parada em Fortaleza. Só de participantes foram 330 inscritos. Foi uma edição de muitas descobertas e um passeio pelas cidades históricas do Sul do Piauí, como Floriano e Oeiras. Para as motos, retorno da competição valendo os dois primeiros dias pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. A participação do pugilista Popó nos carros 4x4 foi a grande atração. A presença das mulheres foi uma das maiores, tanto nos carros, como nas motos, bikes e no enduro a pé. A italiana Sandra Klomp, hexacampeã do Iron Bike Itália, também pedalou forte para a vitória. Além disso, algumas toneladas de alimentos arrecadados foram doadas a comunidades carentes e o evento implantou dois projetos de Ação Social, ´No Cambio da Mama’e o ‘Boca da Trilha’. 

  • 2004 - Produto da Globo Nordeste

  • Na sua 17ª edição, o Cerapió voltou a contar com forte representatividade de participantes, 344 inscritos, batendo assim o grid de grandes ralis, divididos entre motos, carros 4x4 e 4x2, quadriciclos e bikes, mais a nova modalidade, Jeep.

    Com o sucesso do evento crescendo a cada ano, neste ano o evento firmou parceria com a Rede Globo Nordeste, transformando-o em produto comercializado por uma das maiores redes de comunicação do mundo. Além disso, passou a ter o apoio do Governo do Estado do Ceará, por acreditar que o Cerapió divulga as potencialidades turísticas da região e alavanca a economia por onde passa.

    O evento aconteceu de 20 a 25 de janeiro, com largada de Fortaleza, com pernoites em Sobral, Parnaíba, finalizando em Teresina. Este ano também foi marcado pela inserção do Autotrack no sistema de apuração, visando dar agilidade no envio de dados coletados pelos Postos de Controle (PCs) à central de apuração. A tentativa foi inovadora, mas ainda assim apresentava algumas falhas. Os destaques do roteiro foram as belezas naturais da rota, que incluiu, mais uma vez, o Estado do Maranhão, percorrendo os municípios de São Bernardo, Coelho Neto e Caxias. Os campeões fizeram a festa no auditório do Metropolitan Hotel.

  • 2003 - Com a beno de Padim Cio

  • Com 1.600 km de muita emoção e muitas serras, entre os dias 21 e 26 de Janeiro foi realizado a 16ª edição, a maior de todas, com largada de Teresina e chegada à praia de Iracema, em Fortaleza.
    Neste ano, o percurso passou por lugares abençoados por uma beleza incrível, Juazeiro do Norte, terra do "Padim Padre Cícero", encravada no vale do Cariri, ao Sul do Ceará.

    A prova passou por quase 50 municípios e cidades e teve pernoite nas cidades de Picos, Juazeiro do Norte e Quixadá. Foi a primeira vez que a competição adentrou pelo Sul do Piauí. A novidade foi a inserção da modalidade dos quadriciclos, após o crescimento desse esporte por todo país. Participaram 335 competidores de carro 4x4, moto, quadriciclo e bicicleta. Competidores se defrontaram in loco com um pouco da história do Brasil, ao percorrerem o Sul do Piauí, na região do Baixão dos Ribeiro, algumas trilhas por onde passou a Coluna Prestes, movimento ocorrido na década de 1920.

    As bikes deixaram o Sul do Piauí em direção à Chapada do Araripe, no Ceará. Os competidores ainda vislumbraram regiões inéditas, como as serras de Quixadá e de Quixeramobim. A premiação aconteceu no dia seguinte à chegada, na praia do Futuro. Os destaques foram as participações nas motos dos pilotos campeões do Rali Paris-Dakar Juca Bala e Luiz Mingione. 

  • 2002 - Debutando com estilo

  • O Cerapió completa 15 anos. Estiveram envolvidos diretamente no evento uma caravana de mais de 700 pessoas de quase todos os estados brasileiros. Foi uma grande festa do esporte off-road que atravessou uma das regiões mais belas do planeta, completamente encharcadas de muita lama, rios e riachos transbordantes. Os vencedores foram premiados com bicicletas personalizadas com a marca do evento produzidas pela Houston Bike, parceira do evento em muitas edições.

    O evento aconteceu entre os dias 22 e 26 de janeiro. O roteiro teve como partida Fortaleza, passando por Crateús, Ubajara, Parnaíba e Teresina, com quatro dias de competição e 1.400 quilômetros percorridos. A chegada foi na Japan Veículos. Todos os recordes foram quebrados. Foram 324 inscritos, sendo 127 motos; 83 carros e 90 bicicletas.

    As marcas de moto que predominaram foram da Honda, com 60% e nos carros a marca Troller, com 50%. Competidores de carro 4x4, moto e de bike chegaram a percorrer 32 cidades com os mais diversos climas, vegetações e paisagens, entre elas Crateús, Ubajara, Ipu, Pacoti (todas no Ceará), Luís Correia, Esperantina e José de Freitas (no Piauí). A novidade entre as modalidades foi a inserção da categoria cross country de velocidade para os carros 4x4. 

  • 2001 - Em cena a turma do pedal

  • O evento fica adolescente com a chegada de suas 14 edições e ganha ares de jovial com a inclusão de uma nova modalidade: o cross country de Mountain Bike. A nova modalidade comprovou que pela primeira vez no planeta um rali motorizado poderia, sim, ser integrado a outros tipos de competições de aventura, democratizando as disputas de esportes fora de estrada.

    O Piocerá também teve o recorde de participantes de todas as edições passadas, com 122 motos, 85 carros 4x4 e 66 bikes. No estilo cross country de velocidade, os atletas das bikes enfrentaram, de cara, cerca de 300 km de percurso entre Piauí e Ceará. A prova aconteceu de 24 a 28 de janeiro e largou de Teresina com destino à Praia do Futuro, em Fortaleza, depois de passar por Ubajara e Sobral.

    O Piocerá passou a atrair a atenção de bikers de nível regional, nacional e até internacional em edições seguintes, dando visibilidade a muitos atletas de ponta. A visibilidade do rali também passou a ser profissionalizada com a contratação de uma empresa de assessoria de imprensa.

  • 2000 - Melhor do Brasil

  • De 19 a 22 de janeiro, aconteceu a edição dos 13 anos do Cerapió. A largada aconteceu em Fortaleza, com passagem por Jericoacoara, Parnaíba, finalizando em Teresina. As belezas do roteiro, que contou com muitos trechos de praias, dunas e muita areia, marcaram boa parte do percurso, que também não desprezou passagens de serras, sítios e fazendas de ambos os estados.

    Através de uma eleição feita pela imprensa especializada e promovida pelo site www.planetaoffroad.com.br, o evento foi eleito "a melhor prova de regularidade de 2000 do Brasil", na categoria imprensa. Novamente, o evento contou com boa estrutura e muita representatividade nacional, obtendo mais de 250 inscritos, de carro 4x4 e moto, um recorde.

    As feras enfrentaram 1.000 quilômetros de percurso, com mistos de paisagens do sertão e litoral nordestino. A prova também abriu a 1ª edição do século 21 de um dos melhores enduros de regularidade do Brasil. A entrada em uma nova era só veio a despertar mais a vontade de se tornar maior e trazer novos desafios para o evento que não podia mais regredir.

  • 1999 - Mais um desafio conquistado

  • De 20 a 24 de janeiro, foi disputada a 12ª edição do Rally Piocerá. Foram três dias de competição e cerca de 1.000 quilômetros percorridos pelos mais de 200 inscritos que participaram de uma prova cheia de serras, trilhas fechadas e muita aventura. Essa edição voltou ao percurso original, entre os estados do Piauí e Ceará. A novidade foi a estreia da categoria “Expedição”, criada para os participantes sem a intenção de competir.

    Além disso, a prova voltou a contar com três dias de competição somente de no estilo rali de regularidade. A largada foi de Teresina, com pernoites em Crateús, Quixadá, sendo finalizada em Fortaleza. As características do percurso foram as inúmeras subidas e descidas de serras, trilhas fechadas, que proporcionaram a todos muitos momentos de emoção e aventura.

     A estrutura em geral do evento foi ampliada e a organização passou a contar com várias equipes, desde a secretária de prova, apuração, cenografia, direção, coordenação, equipes médicas, entre outros, totalizando mais de cem pessoas. O Piocerá passou a ficar cada vez mais profissional, com o intuito de se tornar mais seguro e mais prestigiado. 

  • 1998 - Cerapio e nova rota

  • Sempre inovando dentro de uma prova que une emoção, adrenalina e velocidade, a 11ª edição contou com um tempero a mais. Geralmente disputado entre os estados que deram nome ao evento, dessa vez o Estado do Maranhão foi contemplado ao roteiro do Cerapió, como futuramente viria a acontecer com a inclusão de outros estados, entre eles Rio Grande do Norte e Pernambuco. A prova foi denominada Cerapião, porque tudo é mutável.

    E teve mais inovações, com um percurso maior, foram feitas três provas dentro do mesmo evento. Rally, Enduro de Regularidade, Rally de Velocidade e Enduro FIM. Para sagrar-se campeão, os participantes tiveram que mostrar raça e técnica em várias modalidades esportivas. Assim nesta edição o Cerapião criou o Triátlon do esporte off-road.

    A prova aconteceu de 20 a 25 de janeiro, com largada de Fortaleza, passando por Sobral-CE, Piripiri, Teresina e encerrando em São Luís.O evento passou a ser realizado pela Radical Produções, com nova gestão, mas tendo sempre à frente o idealizador Ehrlich Cordão. Participaram competidores de moto e de carro 4x4. Muitos competidores cearenses não participaram neste ano e o número de participantes teve uma queda acentuada. Muitos falaram que a ausência deles foi um boicote pela mudança do roteiro.

  • 1997 - Carros 4x4 esto na disputa

  • A 10ª edição do já consagrado Piocerá teve 1.380 quilômetros de percurso, 129 pilotos e navegadores e foi realizada entre os dias 22 e 26 de janeiro. Uma década de rali tinha que ter um diferencial e teve. Entre os destaques, sem dúvida, a estreia da modalidade dos carros 4x4 na regularidade, deixando o Piocerá ainda mais disputado e se consolidando definitivamente no calendário nacional dos eventos esportivos off-road. De cara, participaram 16 duplas nos 4x4. Também foi inserida a modalidade de carros 4x2.

    A apresentação da equipe Força e Ação, que faz até hoje manobras sobre motos, animou todos os espectadores pelas cidades por onde passou o rali, sendo que muitos nunca tiveram o prazer de assistir um show radical, totalmente gratuito.

     O roteiro passou a ser diferenciado com planilhas e equipes de coordenação para motos e carros. O roteiro foi Teresina, Esperantina, Parnaíba, Jericoacoara e Fortaleza. A largada aconteceu no estacionamento do Teresina Shopping, que neste ano ainda estava sendo construído. 

  • 1996 - At CG 125 Honda na trilha

  • O evento ficou reconhecido como o maior Enduro-Rally do Norte e Nordeste do Brasil. A 9ª edição ocorreu entre os dias 18 e 21 de janeiro, com a participação de mais de 100 pilotos inscritos e 1.000 quilômetros de percurso. O Cerapió colocou em destaque nacional os estados do Piauí e Ceará, reunindo pilotos de todo o Brasil.

    Destaque nesta edição foi uma dupla do Ceará, os irmãos Marcelo e José Porto, que enfrentaram os desafios do Cerapió em cima de duas Honda CG 125, e, para surpresa de muitos, eles conseguiram desbancar motos de trail preparadas para um enduro de grandes dificuldades de terreno.

     Foi o último Brasileiro de Enduro de Regularidade para as motos, campeonato que só voltou a valer na prova na década seguinte. A saída foi de Fortaleza, passando por Sobral, Piripiri e finalizando em Teresina. Esta edição também marcou o patrocínio oficial da Honda Motos. A prova ficou cada vez mais participativa, passando a reunir grandes nomes do enduro brasileiro, como campeões estaduais e brasileiros.

  • 1995 - Pelas brenhas da caatinga

  • A 8ª edição do Piocerá aconteceu entre os dias 10 e 14 de janeiro e contou com a participação de 13 estados brasileiros. O que marcou a edição foi que a prova seguiu cheia de mistérios e emoções, passando por locais exuberantes marcados por trechos de estradas de terra, trilhas, subidas e descidas de serra, caatinga e dunas.

    A largada foi de Teresina, com paradas para pernoites em Ubajara, Jericoacoara, Itapipoca, terminando em Fortaleza. O destaque foi que a organização preferiu retirar, temporariamente, as categorias de moto duplas, uma vez que os enduros passaram a crescer em todo país, profissionalizando cada vez mais os competidores, individualmente.

     Assim, as disputas se deram em seis categorias individuais. Uma curiosidade marcante foi que a organização decidiu fazer a premiação diariamente, ao final de cada dia de prova. Em Fortaleza, aconteceu a premiação geral dos campeões de todas as etapas. Destaque também para a estreia da categoria novato, que até hoje é uma das mais disputadas no evento.

  • 1994 - Brasileiro em cinco etapas

  • A 7ª edição valeu por cinco etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, da CBM. Uma prova longa, na qual pilotos do Ceará, Piauí, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais enfrentaram 1.435 quilômetros de muita trilha, serras, areia, praia e sertão. No final, muita comemoração para os que conseguiram superar todos os desafios.

    Com a responsabilidade de fazer um rali inteiro valendo por um evento oficial, a responsabilidade foi grande e exigiu muita perícia e dedicação da direção de prova, o que só aumentou ainda mais a experiência dos envolvidos.

    A prova aconteceu entre os dias 10 e 16 de janeiro. A largada foi em Fortaleza, com pernoites em Guaramiranga, pela primeira vez entrando no roteiro do rali, além de Sobral, Parnaíba, Piripiri, sendo finalizada em Teresina.

  • 1993 - Atoleiro no Nordeste

  • Com 80 pilotos de vários estados e 980 quilômetros de percurso, a 6ª edição aconteceu entre os dias 14 e 17 de janeiro e revelou uma grande surpresa: uma diversidade de terrenos e paisagens que nenhum piloto do Sul ou Sudeste imaginava ser possível de serem desbravadas nos estados do Piauí e Ceará.

    Areal que mais lembrava o deserto do Saara, pedras e muita lama de causar atoleiros em trilhas escolhidas a dedo por Ehrlich Cordão e sua equipe deram o tom da prova. Um percurso cheio de armadilhas devido às intensas chuvas do período na região foram constantes nos quatro dias de prova.

     A largada foi de Teresina, com passagem por Piripiri-PI, Ubajara-CE, Sobral-CE e chegada em Fortaleza. Novamente, a competição abriu o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, com isso houve a participação cada vez de outros estados fora do eixo Norte e Nordeste. Nesse ano, já estavam inclusas categorias como a máster e a turismo e continuavam as duplas, novato e iniciante.

  • 1992 - Noite adentro

  • Em sua 5ª edição, o Cerapió foi realizado entre os dias 09 e 12 de janeiro, com 1.100 quilômetros de percurso, o maior desde então. Contou com a participação de 100 pilotos de 11 estados brasileiros.

    Depois de um dia de descanso em Parnaíba (PI), a prova teve um fato novo, o último dia da competição foi disputado em percurso de trecho noturno, o que dificultou a trilha para os pilotos, já que nenhum participante conhecia a trilha projetada pela direção. Essa etapa teve largada à meia noite da cidade de Parnaíba, passou pelo Parque Nacional de Sete Cidades e terminou no final do dia em Teresina. Este fato marcou o início de uma série de inovações que não pararam mais de acontecer nas edições seguintes, dando ao rali uma característica única em provas no país, que era a de dinamização do roteiro e de suas características técnicas.

    Pela primeira vez, o Governo do Estado do Piauí passou a apoiar o evento. A prova abriu o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. A largada aconteceu em Fortaleza, passando por Sobral-CE e Parnaíba, para encerrar em Teresina. A novidade também foi o dia livre no litoral piauiense. As paisagens do único delta em mar aberto das Américas ficaram conhecidas por muitos competidores, que não pararam mais de apreciar a região, cercada de belas praias e muitas ilhas.

  • 1991 - Paris-Dakar do Serto

  • Em sua quarta edição, o Piocerá tornou-se a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, evento oficial da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM, seguindo-se dessa forma até a edição de 1996.
    A prova aconteceu entre 4 e 6 de janeiro. Participaram 108 pilotos Os motores começaram a roncar em Teresina e foi encerrada em Fortaleza com a participação de 108 enduristas de todo Brasil. A revista Veja publicou uma reportagem com o título “Começa o Paris-Dakar do Sertão”, mostrando que o evento já era um dos mais tradicionais do país.
    Entre Teresina e Fortaleza, ainda houve pernoites em Parnaíba-PI e Jericoacoara-CE. Para os organizadores, foi a edição mais participativa desde as primeiras e a partir desse ano os números não pararam mais de crescer, tornando o evento conhecido em todo país.
    O roteiro foi mais que especial, com destaque para as belas paragens litorâneas em mais de 70% do percurso. Foi a primeira vez que a prova passou por Jericoacoara, quando nem era procurada por turistas do mundo inteiro, como é hoje. A edição ficou marcada pela inclusão de novas categorias de motos, como a sênior individual, novamente mantendo as categorias em duplas, que era uma tradição no país.

  • 1990 - Misto de competio e turismo

  • Realizado entre os dias 5 e 7 de janeiro, com a participação de pilotos de dez estados brasileiros e dezenas de pessoas que acompanharam a caravana do enduro, os pilotos enfrentaram 72 horas de muita beleza e emoções nunca antes sentidas. U misto de competição e descobertas de lugares pouco ou nada conhecidos de pessoas que passaram a admirar a região, que passaria a torná-la rota turística no país.
    A prova ainda contava apenas com as categorias de moto. A largada foi de Fortaleza e novamente chegada em Teresina, como ficou acordado em anos pares, tendo como pernoites Sobral, no Ceará, e Piripiri, ao Norte do Piauí.
    A apuração ainda não contava com tecnologia de ponta. Os computadores usados não eram portáteis. Os PCs, em número de 20, eram colocados estrategicamente em pontos secretos das trilhas, de onde eles faziam as anotações das passagens dos pilotos; com a ajuda de relógios e de pranchetas para anotações, eles registravam a passagem de cada competidor. As informações eram digitadas, de acordo com a planilha, que determinava, assim como nos dias atuais, a passagem e o tempo ideal de cada um.

  • 1989 - O primeiro Piocer

  • Na sua 2ª edição, o Piocerá partiu de Teresina e chegou em Fortaleza depois de três dias de muitas trilhas e areia pelo interior do sertão nordestino. Dessa vez, Ehrlich Cordão passou a tomar a frente do evento, com o afastamento dos parceiros Galdino Gabriel e Franz George. Assim, o rali aconteceu nos dias 6 a 8 de janeiro. O roteiro foi Teresina, Pedro II, Sobral e Fortaleza.
    Por largar do Piauí, o evento passou a ser chamado de Piocerá. E foi então que Ehrlich Cordão passou a usar o trocadilho. Sempre que a prova largasse do Piauí em anos ímpares seria Piocerá e o inverso, passaria a ser chamada de Cerapió, sempre quando largasse do Ceará, em anos pares. A segunda edição do rali deu mostras de que o formato dos dias atuais era a escolha que ficaria consagrada. O que marcou a edição foi a inclusão da categoria moto individual, mantendo também a categoria duplas.
    Na parte técnica, dificuldades para os 84 pilotos de moto que enfrentaram situações difíceis em regiões totalmente desconhecidas e inóspitas, dando prova de valentia e coragem. A apuração da prova, apesar de ser conferida pelas anotações de fiscais de prova, os chamados PCs, era digitada no programa Prisma e em seguida eram computados os dados para se chegar aos resultados.

  • 1987 - O incio de Tudo

  • Tudo começou em abril de 1987, num bate papo informal entre Ehrlich Cordão e o cearense Galdino Gabriel. A ideia era criar o Enduro da Integração, no intuito de unir os pilotos dos dois estados pioneiros na prática de enduro de regularidade na região Norte e Nordeste do país. Ehrlich Cordão cuidaria do marketing e divulgação e Gabriel da parte técnica. O primeiro levantamento aconteceu no feriado de 7 de setembro de 1987. Esta edição teve a organização e realização de Ehrlich Cordão, Galdino Gabriel e pelo cearense Franz George.
    Durante o levantamento do percurso, os três desbravadores descobriram uma área de terra em litígio entre Ceará e Piauí e numa conversa com um caboclo da região para saber onde os três estavam, o mesmo falou que lá era o Cerapió ou Piocerá! Foi então que a prova passou a ser chamada de Cerapió – tradicionalmente, mas não obrigatoriamente, quando sai do Ceará para o Piauí.
    A largada de Fortaleza aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro com a participação de 36 duplas dos principais estados brasileiros e com a presença da imprensa especializada, como as revistas Motosport e Duas Rodas. Participaram modelos como a XLX 250 Honda, DT 180 Yamaha e Agrale. Computador de bordo não existia e a navegação era feita por calculadoras adaptadas tipo "RallyControl" e tabelas fixadas nos tanques das motos. Só havia duas categorias: graduado e novato. A tolerância para zerar o PC era de 30 (trinta segundos). Dá para acreditar? Mas foi graças a tanto aprendizado e força de vontade que o Cerapió foi e é, com orgulho, um evento responsável pelo crescimento do enduro em todo o Brasil.

  • Um Homem e o seu Sonho

  • Assim se pode definir o PioceráCerapió, um evento nascido pela vontade de se fazer algo de diferente, mas que ao mesmo tempo fosse prazeroso e empolgante, em uma região com poucas oportunidades para a prática de esportes, mas repleta de paisagens que nos fazem parar para admirar as belezas desse Brasil tão desconhecido e conhecer um povo acolhedor, carinhoso, que tem na sua fé a razão para sobreviver em uma região do país lembrada por miséria, pobreza e seca.
    Mais do que andar pelas entranhas do nordeste brasileiro, o PioceráCerapió é também uma viagem ao interior de cada um de nós, testando nossos próprios limites, muito mais que os limites das máquinas, é um teste pessoal e indescritível, uma sensação vivida somente por aqueles que já participaram ao longo desses anos de muita poeira, terra e lama.
    São mais de duas décadas de muita aventura, de muito trabalho, amor e dedicação a uma prova que acontece no nordeste brasileiro e que hoje é considerada pela imprensa especializada, por pilotos e equipes, como uma das maiores prova off road do Brasil!