INCENTIVO AO TURISMO

Para comemorar os 31 anos um roteiro inesquecível e contagiante utilizando  parte das ROTA DAS EMOÇÕES. Fortaleza será nossa porta de entrada e depois seguiremos rumo a TRAIRI,   através da rodovia estruturante Costa do Sol Poente de apoio ao turismo; Trairi Situa-se na faixa litorânea do estado a oeste de Fortaleza, é composta de praias exuberantes  como Flecheiras, Mundaú, Guajiru, e  Emboada. Excelentes praias  a apenas poucos quilômetros do centro da cidade, Todas essas praias tem acesso por estrada asfaltada e  habitada na sua maioria por pescadores, conta com diversas pousadas e hotéis.  Em Trairi, a caravana do Rally CERAPIÒ 2018, ficará dois dias, uma super. Estrutura será montada para fazer a vistoria dos veículos e competidores, montagem de salas de imprensa, pontos de wi-fi, secretaria de prova, auditório para os congressos técnicos e por fim toda a cenografia para o local da largada promocional.

Depois continuaremos atravessando o sertão e as serras de Uruburetama e Itapipoca  em direção a Sobral,  maior centro universitário do interior do Ceará e  o segundo município mais desenvolvido do Estado , a cidade ficou conhecida internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999, uma cidade majestosa, bela e encantadora. 

A caravana agora  segue cruzando as serras da Meruoca e da Ibiapaba, mais uma vez prestigiará  Viçosa do Ceará, cidade histórica do período do Brasil colônia, de clima agradável  e de rico ecossistema, florestas exuberantes, área  mata atlântica, passando por Cajueiro da Praia, Barra Grande e pela s dunas de Luís Coreia até nosso terceiro pernoite na  cidade de PARNAÍBA, situada no litoral norte do Estado do Piauí, principal porto de entrada ao DELTA DO RIO que leva seu nome,  único em mar aberto das Américas.

Nosso terceiro dia parte em direção a cidade de Piripiri, Cidade localizada no entroncamento das BRs 343 e 222, a apenas 16 km do Parque Nacional de Sete Cidades e tem como atrações turísticas: O Açude Caldeirão, Pilões, é um conjunto de formações rochosas, com fauna e flora do cerrado e água para mergulho, Museu Perypery - Museu que funciona em um prédio que funcionava uma agência bancária e uma casa de festas. Conta com várias peças que resgatam a história de Piripiri,  Parque Municipal Cachoeira da Conceição, Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios - Construída pelos franciscanos na década de 1950 com base na Catedral de São Paulo, em Münster, na Alemanha. É o local onde é realizada a festa religiosa da padroeira da região, atraindo centenas de turistas, nossa chegada será na Praça da bandeira, principal praça em frente à igreja matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

Quarto e último dia de competição; A prova parte em direção a Campo Maior, Foi nesse município que ocorreu a mais violenta e única batalha sangrenta pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo no dia  13 de março de 1823 e teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país. Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que cumpria ordens do Rei de Portugal, D.João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. A cidade caracteriza-se pela presença marcante da palmeira de Carnaúba, que lhe rendeu o apelido de "Terra dos Carnaubais". O Açude Grande também apresenta destaque, encantando turistas que passam pela cidade. Outros pontos turísticos são a "Serra" de Santo Antônio, a Barragem dos Corredores, o Monumento aos Heróis do Jenipapo e a Catedral de Santo Antônio.

Por fim, nossa chegada será na hospitaleira Teresina, capital do Estado do Piauí, primeira cidade planejada do Brasil, localiza-se Liza-se no Centro-Norte Piauiense a 343 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza as margens do Oceano Atlântico. Teresina é a 21ª maior cidade do Brasil e a 17ª maior capital de estado, sendo a 7ª capital mais populosa e a 8ª mais rica do Nordeste.

Teresina é a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste. Teresina é  também é a terceira cidade onde mais acontecem sequências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco".

Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.

Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, através da navegação fluvial. Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um município em fase de crescimento galopante e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de quase 1 milhão de habitantes. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de prestação de serviços, comércio intenso, rede de ensino avançada, eventos culturais e esportivos, congressos, indústria têxtil, com uma justiça trabalhista célere e um grande, complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários estados.

Fonte: Wikipédia

 

       

Trairi - CE                                                                                              Itapipoca -CE

                                          

                                          Sobral - CE

        

 Parnaíba - PI                                                                                          Barra Grande - PI

       

 Piripiri - PI                                                                                             Piracuruca - PI    

 

                                                           

                                                            Teresina - PI            

                 

Fonte: Google