Quando o levantamento das trilhas do Rali do Pirão 2014 foi concluído, logo veio uma certeza: a prova será a melhor preparação possível para o Piocerá 2015, considerado um dos principais ralis de regularidade das Américas.

No percurso de 600 km de São Luís à Timon, pilotos e navegadores terão pela frente trilhas desafiadoras com árvores caídas, estradinhas de cascalhos, travessia de rios e riachos e muita navegação. Estes são apenas alguns dos ingredientes da competição que acontece nesse sábado (15) e domingo (16), no Estado do Maranhão com premiação no Piauí.

O Rali do Pirão terá a participação de carros 4 X 4,motos,quadriciclos e UTVs. A prova, que integra o Cerapió Series, também valerá pontos para os campeonatos piauiense e maranhense de enduro e rali de regularidade. Nesta sexta-feira (14), das 9h às 16h, será feita a vistoria técnica no São Luís Shopping, em São Luís e às 19h acontecerá a largada promocional, no estacionamento do shopping, onde é aguardado um grande público.

No sábado (15) o Rali do Pirão começará pra valer às 7h da manhã, saindo do Posto Afife, na BR-135, próximo a capital maranhense, até a cidade de Codó, totalizando um trajeto de 375 km, com tempo estimado para os pilotos de 7h50 de prova. Logo no início desse trecho os competidores enfrentarão muitas estradinhas, pisos de cascalho e algumas passagens sob a linha de alta tensão, com muitas erosões e médias horárias baixas.

Após o primeiro neutral, a prova segue até Itapecuru-Mirim, onde aparecerão estradinhas com médias horárias altas e pequenos balaios que não deixarão ninguém cochilar. “Os pilotos terão que andar com atenção redobrada, no fio da navalha”, alerta Ehrlich Cordão, diretor da prova. Chegando a Catanhede acontecerá a travessia do Rio Itapecuru em uma pequena balsa. Em seguida para chegar a cidade de São Mateus e posteriormente em Coroatá, o rali será muito técnico, com estradinhas de piso natural no meio das florestas de babaçu.

Em Coroatá, teremos o último neutral do dia, para abastecimento e descanso dos competidores. Na sequência, um trecho com fazendas de criadores de gado, trilhas no meio da mata, terrenos com erosões e riachos secos. “São lugares inóspitos porém com uma beleza ímpar”, revela Cordão.

A chegada e o fim do primeiro dia de prova será na Praça do Viveiro, no centro de Codó. O briefing será as 20h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Codó, que também apoia o evento, ao lado da prefeitura da cidade.

No domingo a prova será mais curta com um percurso de 235 km e um tempo estimado de 6h35 de duração. A largada será as 8h da manhã na mesma praça em Codó. Muitos balaios e um laço logo no início farão a alegria dos pilotos. Em seguida, será a vez das trilhas na mata natural com árvores no chão, trechos travados, erosões e alguns riachos, que darão um tempero especial até o primeiro neutral, na BR-316, próximo a Caxias. “Esse trecho ficará na história do Rali do Pirão. Será uma etapa extremamente técnica”.

Por fim, trilhas e areia marcarão o traçado até Timon, que faz divisa com Teresina, capital do Piauí. Inúmeros balaios e pequenos laços farão a diferença nesse trecho final. A premiação acontecerá  no Restaurante Texas Picanharia, em Teresina, a partir as 19h, com entrada franca.

O quarto Rally do Pirão é realizado pela Radical Produções e tem patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte e Lazer, da Secretaria de Fazenda e do Armazém Paraíba. Co-patrocínio da Prefeitura de Timon e do São Luís Shopping e apoio da Prefeitura e da Associação Comercial e Industrial de Codó e da Transportadora Trans Barros.

 

 

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019