Após a realização dos dois primeiros dias de prova do Rally Cerapió, sai o ranking do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade para as motos, válido para os pilotos inscritos nas categorias máster, sênior, executivo, over-40, Over-50, júnior e novato. O campeonato nacional foi aberto com as etapas de Fortaleza a Jijoca de Jericoacoara, no último dia 28, e com a etapa de Jijoca a Viçosa, na última quarta-feira (29). Com isso, já estão definidos quem está na liderança. O campeonato é realizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo - CBM. O Rally Cerapió tem quatro etapas e só termina nesta sexta-feira, em Barreirinhas, no Maranhão.

 Na categoria máster, o líder nacional é o catarinense Guilherme Cascaes, que foi o 3º lugar melhor no Brasileiro de 2013. O cearense Helaindo Onofre Jales está em segundo no ranking; em terceiro e quarto vem dois pilotos capixabas, Carlos Minet e Jomar Grecco, respectivamente, este que é o atual vice-líder; em quinto está o atual campeão brasileiro, curitibano Emerson Loth, o Bombadinho. Na categoria sênior, está na liderança, após os dois dias iniciais  de Cerapió os pilotos Tulio Borges Malta, de Minas Gerais; em 2º aparece Jony Jachtchechen, de Curitiba; em 3º Charles Pio, de Minas; em 4º Péricles Dutra e em 5º Luiz Castelo Branco Filho, do Piauí. A categoria executivo está assim: Fredy Oliveira de Carvalho, que é de Parnaíba, no Piauí; em 2º aparece Paolo Mussalem, do Maranhão, e atual campeão do Rally Piocerá; em 3º Rodrigo Gondim de Oliveira, do Ceará; em 4º lidera Mauro Sérgio Follmann, de Belém, Pará e em 5º José Nogueira Leite, do Ceará;

A categoria over-40 traz como líderes do ranking Marcio José Miranda e Edson Castro Maciel, de Minas Gerais, como 1º e 2º, respectivamente; em 3º está Sandro Hoffmann, do Espírito Santo, que é o 4º colocado do Brasileiro de 2013, na categoria máster, e neste ano pela primeira vez pilota na over; em 4º está Gildo José Tavares, do Tocantins, e em 5º Paulo Picaccio Cabral, que tem um tricampeonato no Cerapió - Piocerá, na categoria executivo.

Na Over-50, o Brasileiro traz na ponta Heleno Gontijo de Sousa, de Minas Gerais; em 2º Helio Venâncio, também de Minas e em 3º o paulista George Parik. Na categoria Júnior, lideras Pedro Henrique Lage, de Minas Gerais; Lucas Carvalho de Matos, do Piauí em 2º e Lauro Rodolpho Lopes, também do Piauí. Na novato, os líderes são: 1º Luiz Gustavo Penteado, de São Paulo; Leandro de Castro Alves, de Minas, e Vicente Marinho de Andrade, da Bahia.

 

O nível técnico dos dois primeiros dias do Rally Cerapió foi bastante técnico, segundo a maioria dos participantes das motos. O percurso privilegiou terrenos variados e muita serra sob uma temperatura de mais de 40 graus. No primeiro dia, o desgaste foi grande com uma etapa de 10 horas. O piauiense de Parnaíba, onde o Cerapió teve chegada nesta quinta-feira, piloto Fredy Oliveira, diz que está contente com seu desempenho na prova e que estar à frente de ótimos concorrentes dá mais incentivo para estar bem na competição até o final. “Achei esse terceiro dia muito bom e espero subir ao pódio no final do Cerapió. Quanto ao Brasileiro, a experiência também me ajudou bastante a estar liderando”.

 

Márcia Cristina
Ass. Imprensa 

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019