A 32ª edição do Rally Piocerá/Cerapió deu início a abertura da temporada 2019 de competições off-road no Brasil. Ao todo, foram 426 participantes inscritos, sendo 174 nas bikes, 121 nas motos, 98 nos carros, 24 nos UTVs e nove quadriciclos. Para as modalidades a motor foram percorridos durante quatro dias mais de 1.200 quilômetros, tendo como cidades-sede Teresina (PI), Floriano (PI), Picos (PI), Iguatu (CE) até chegar em Juazeiro do Norte (CE). Já os ciclistas pedalaram cerca de 300 quilômetros, partindo de Amarante (PI), Oeiras (PI), além dos circuitos em Iguatu (CE) e na região do Cariri (CE). “A prova foi muita técnica e cheia de balaios para os Carros, UTVs e Quadriciclos. Para as Motos, os pilotos encontraram uma trilha bastante pesada, assim como os  percursos das Bikes”, resume Ehrlich Cordão, diretor geral do Rally Piocerá.

A jornada dos Carros, Quadriciclos e UTVs terminou com campeões cautelosos, que souberam administrar a vantagem. Decididos e focados, Fernando Lage e Jhonatan Ardigo (#704) vieram ao Piocerá 2019 com o objetivo do título. Antes adversários e hoje parceiros, a dupla foi campeã da categoria Master dos Carros. Entre os UTVs Graduado, José Rufino Neto e Glauco Junior (#603) subiram no lugar mais alto do pódio. Pela Novato, o triunfo final foi para Ruan Pablo Ferreira e Alencastro Ferreira Junior (#606). Nos Quadriciclos Graduado, Wescley Dutra (#302) faturou o tricampeonato, com uma disputa acirrada com Italo Santiago. Na Novato, Lucas Guerra (#310) ficou com o título.

Nas Motos, o destaque foi o duelo entre o mineiro Tunico Maciel (#1), da Equipe Honda Racing, e o capixaba Jomar Grecco (#2), da Yamaha O2BH Racing, que já estava anunciado mesmo antes do início da competição. Os dois pilotos disputaram dia a dia, etapa a etapa, revezaram a liderança e por apenas um ponto de diferença, Maciel levou a melhor, consagrando-se tricampeão consecutivo do Rally Piocerá/Cerapió (2017, 2018, 2019).

Entre os ciclistas, tricampeonato para Daniel Zoia, na Elite Masculino, e o primeiro título para Raiza Goulão, na Elite Feminino. Ambos são da equipe Corinthians Audax Bike Team. As provas de Bikes do Piocerá obedecem os critérios técnicos da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e os vencedores garantem pontos no ranking nacional da modalidade, já que a competição abriu o calendário do Mountain Bike de 2019.

Ações sociais
Muito mais que um rali, o Piocerá 2019 promoveu diversas ações sociais em prol de comunidades em regiões por onde a prova passou. Em Teresina (PI), cestas básicas arrecadadas juntos aos competidores foram doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Amarante recebeu o projeto De Olho na Trilha. Em parceria com a Óptica Jockey, a Comunidade Mimbó contou com 120 atendimentos oftalmológicos, incluindo a doação de 56 óculos. Desde 2015, o Rallyteca incentiva a leitura e distribui anualmente 10 mil livros em cidades na rota do Piocerá/Cerapió, ONGs e pessoas em todo o Brasil. Neste ano, a ONG Rodas da Liberdade concedeu uma cadeira de rodas à equipe do Piocerá, que entregou ao Antônio Felismino Xavier, morador de Barbalha (CE).

O Rally Piocerá, organizado pela Radical Produções, contou com patrocínio do Consórcio Honda e Governo do Ceará; apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, Audax, Reron e Teresina Shopping; colaboração da ITTNET das Prefeituras de Amarante, Floriano, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha e Piauí Shopping. O evento também tem parcerias com o Sebrae e Prefeituras de Monsenhor Gil, Miguel Leão, Angical do Piauí, Francisco Ayres, Oeiras, no Piauí, além de Araripe e Jucás, no Ceará. Mídia oficial: Pró Moto. Resgate médico: Anjos da Vida. Segurança oficial: Cet Seg.

Campeões Rally Piocerá 2019

Motos
Master -
Tunico Maciel #1 – Lavras (MG)
Sênior - Sandro Hoffmann #10 - Venda Nova do Imigrante (ES)
Over 40 -
Erasmo Schwanz #12 - Marechal Floriano (ES)
Brasil - Marcos Santos #27 - Paulistana (PI)
Júnior - Pedro Lucas Junior #28 - Luis Eduardo Magalhães (BA)
Over 50 - Pericles Dutra #19 - Londrina (PR)
Novato - Gilberto Sobreira Filho #37 - Palmas (TO)
Duplas - Saul Zakkour #82A - Rio de Janeiro (RJ) e Leildo Silva #82B - São José dos Campos (SP)
Rally - Phillipe Melão #39 - Teresina (PI)

Carros
Master
- Fernando Lage / Jhonatan Ardigo #704 - Belo Horizonte (MG)
Graduado - Fabio Ruediger / Luis Felipe Eckel #717 - Luis Eduardo Magalhães (BA)
Turismo - Paulo Lima / Marcelo Borsatto #740 - Brasília (DF)
Júnior - Eugenio Alves / Eugenio Alves Filho #729 - Fortaleza (CE)

UTVs
Graduado
- José Rufino Neto / Glauco Junior #603 - Fortaleza (CE)
Novato - Ruan Pablo Ferreira / Alencastro Ferreira Junior #606 - Fortaleza (CE)

Quadriciclos
Graduado 
- Wescley Dutra #302 - Fortaleza (CE)
Novato -
Lucas Dias Guerra #310 - Teresina (PI) 

Bikes
Elite Masculino - Daniel Carneiro Brum Ribeiro Zoia
Elite Feminino - Raiza Goulao Henrique
Master Feminino - Juliana Andreza Figueroa
Master A1 - Yranildo José Silvestre da Silva
Master A2 - Samuel Relton Felinto Monteiro
Master B1 - Dominique da Silva Dias
Master B2 - Marto Geraldo Soares de Lucena
Master C1 - Gerardo Marcio Maia Malveira
Master C2 - Edmilson Silva Ribeiro
Sub 30 - Luis Diego do Nascimento
Veterano - Fernando Ariel Alves
Dupla - Charles Fernando / Vitor dos Santos

Notícias mais recentes

04/10/2019
Equipe técnica do Rally Cerapió 2020 inicia levantamento do percurso
10/05/2019
Rally Cerapió 2020 abre inscrições nesta sexta-feira (10/5)
30/01/2019
Ações sociais marcam também Rally Piocerá 2019
26/01/2019
Carros, Quadriciclos e UTVs têm campeões determinados e cautelosos no Rally Piocerá 2019
26/01/2019
Campeões das Motos no Rally Piocerá 2019 são definidos após disputas ponto a ponto