Uma planilha ou road book digital para carros de competições off-road. Esse equipamento é a mais nova tecnologia lançada pela Totem, em março deste ano. Será o início do fim das planilhas de papel? As competições off-road pelo Brasil atualmente estão ficando cada vez mais inteligentes. No caso dos ralis de regularidade, como o Cerapió, piloto e navegador têm batido é cabeça para se adequar a tanta informação, inovação, que vêm para trazer cada vez mais precisão, agilidade na tomada de decisões e, por que não, segurança. 

A planilha digital que anda sozinha, de referência a referência do percurso, foi idealizada para ser usada em tablets (que comporta sistema operacional Android) e com a possibilidade de se fazer anotações, marcações, assim como os navegadores costumam fazer no modelo impresso em papel. A tendência é que as planilhas de papel deixem, aos poucos, de serem utilizadas, tendo em vista os recursos digitais que os competidores, cada vez mais, vêm se apossando. 

 O projetista da Planilha Totem Digital, diretor de engenharia da Totem, Alexandre Bortot, explica que o ideal ainda é se utilizar a planilha impressa, até por garantia, em caso de se verificar uma pane no equipamento, por exemplo. “Por hábito, os navegadores ainda utilizam a planilha de papel, mas este sistema substitui completamente a mesma. Atualmente, o equipamento está numa fase para se ganhar confiabilidade; então, por uma questão de segurança extra, ainda é aconselhável manter a planilha de papel no colo do navegador”, esclareceu.

 Para a Totem, há duas vantagens principais do novo equipamento. Uma é que a planilha é instalada no veículo no raio de visão do navegador e também do piloto o tempo inteiro. Na prática, elimina-se a possibilidade comum de o navegador se atrapalhar, em lapsos mínimos de tempo que ele perde com o movimento de olhar para a referência no papel que está no colo e em seguida para a frente. A ideia é que o competidor não perca o foco e ganhe muito mais dinamismo para fazer uma boa prova. 

 A outra vantagem é que o piloto também pode utilizar uma planilha, acompanhando o trabalho que é do navegador. Com isso, o piloto auxilia seu parceiro na navegação e acaba, de certa forma, com a tensão que existe no veículo, onde o piloto (menos proativo) depende das decisões do navegador. “Hoje, com a planilha de papel, a sensação do piloto é de aflição e de certa impotência, porque somente o navegador faz as tomadas de decisões, mas o piloto quer informação. Isso reflete em mais segurança tanto para o piloto, que passa a participar mais da navegação, quanto para o navegador, que ganha um apoio maior”. 

O projetista explicou que em provas longas, como o Cerapió, que em janeiro completa 27 anos e é considerado o maior rali de regularidade das Américas, o competidor tem o cansaço e o estresse habitual; ocorre que o acesso do equipamento ao alcance do piloto pode oferecer sensação de tranquilidade e relaxamento para o corpo humano em algumas situações, como nos deslocamentos, por exemplo, nos quais o piloto pode navegar sozinho, por não exigir maior precisão.

Detector de proximidade – A planilha digital apresenta ainda outro recurso. O equipamento tem uma marcação vermelha em volta do quilômetro em que o veículo está seguindo na competição.  Toda vez que uma referência está em um limite de 200 metros, a borda vermelha se acende. Alexandre Bortot explicou que se existirem duas referências neste raio, duas bordas vermelhas se acendem e ainda com um som para que a dupla do veículo fique atenta para o que vem pela frente, como os chamados “olho de gato”. “A função dessa ferramenta é diminuir o erro do competidor e uma das formas disso acontecer é alertar sobre o que vem pela frente. Isso ajuda muito em situações de laços ou pegadinhas, quando há tráfego de veículos seguindo em várias direções, por exemplo, gerando dúvidas. Tudo isso muda a dinâmica dentro do carro”, destaca

No Rally Cerapió, que vai de 26 de janeiro a 1 de fevereiro, muitos competidores dos 4x4 já pretendem testar o equipamento e melhorar o rendimento, já que para a modalidade o evento abrirá o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Regumento e inscrições no site www.cerapio.com.br

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019