Conferência Cerapió 2018

Os participantes que vão encarar o 31º Rally Cerapió podem se preparar para quatro dias de muita navegação e balaios ou laços (quando os veículos passam mais de uma vez pelo mesmo ponto). A edição de 2018 da tradicional prova de regularidade do off-road nacional acontece de 23 a 27 de janeiro, entre os estados do Ceará e Piauí.

Há pouco mais de um mês do evento, a equipe técnica da competição realizou a conferência dos percursos tanto para a prova dos Carros, Quadriciclos e UTVs, que é válida pela abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Regularidade da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), quanto para a de Motos.

Serão mais de 1.000 quilômetros, com largada em Trairi (CE), passando por Sobral (CE), Parnaíba (PI), Piripiri (PI) até chegar em Teresina (PI). Cada dia contará com três etapas, o que totalizará 12 ao final do evento. Para os carros, há o descarte de duas etapas. Para as motos, não tem.

“As medidas estão sendo conferidas milimetricamente com o sistema da Totem, o que traz maior segurança para não haver possibilidade de erros de digitação. A fixação dos PCs (pontos de controles) também está muito precisa, para evitar problemas de posicionamento”, destaca Zé do Rádio, diretor das categorias Carros, Quadriciclos e UTVs, estes contarão com uma planilha diferenciada devido aos buracos e erosões.

Entre os destaques do percurso estão a passagem por locais da primeira edição do evento, em 1987, além de trechos inéditos. “Vai ser uma prova muito bonita, com uma paisagem incrível, mas que também exigirá bastante dos competidores em todas as categorias”, afirma Ehrlich Cordão, diretor geral do Rally Cerapió.

No trajeto das Motos, os pilotos também estarão sendo colocados em provas de fogo do início ao fim da competição. “O primeiro dia já vai testar o físico e o equipamento dos participantes. Venham preparados para muita navegação, trilhas e balaios”, alerta Edmilson Campos, diretor da categoria Motos.

Conferencia Cerapió 2018

Confira os destaques de cada dia:

1º dia - 24/01 (quarta-feira) - Trairi (CE) a Sobral (CE)

Carros, Quadris e UTVs - 235 Km
Percurso dinâmico, com bastante navegação e balaios, que com certeza definirão o resultado do dia. A prova já começa com um laço logo na saída e segue com deslocamentos ligando vários balaios até chegar em Sobral (CE). Os participantes também passarão por algumas estradas tradicionais, mas não será nada monótono.

Motos - 228 Km
Prova começa bem dura, com alto grau de dificuldade e sequência de trilha. Os pilotos bem preparados e com o equipamento em dia terão vantagem. Depois, a disputa entra em uma parte mais light, com várias estradas carroçais e laços até chegar em Sobral (CE).

2º dia - 25/01 (quinta-feira) - Sobral (CE) a Parnaíba (PI)

Carros, Quadris e UTVs - 307 Km
Maior percurso da edição, com mais de 300 quilômetros e cerca de oito horas de prova. Logo no início, o trajeto já conta com balaio dentro de um loteamento. Depois, segue pelos tabuleiros litorâneos, em uma trilha antiga por onde passou o Cerapió de 1987, acompanhando a linha férrea, entre Parnaíba a Teresina, chegando na cidade de Bom Princípio. Com piso de areia, os participantes encontrarão terreno travado e trilhas em regiões de carnaúbas.

Motos - 283 Km
Começa subindo uma estrada que leva à serra da Uruoca, bem conhecida na região de Sobral. Lá em cima será a parte mais difícil. A descida é pela trilha do Caranguejo, com grau de dificuldade de nível bem alto. A prova segue com trechos de estrada, laços, aumentando a média de velocidade. Depois mais uma sequência de subidas e descidas. No fim do dia, a prova fica plana e a navegação fará a diferença no trecho próximo ao litoral.

3º dia - 26/01 (sexta-feira) - Parnaíba (PI) a Piripiri (PI)

Carros, Quadris e UTVs - 226 Km
Mais um dia cheio de balaios, com médias alternadas e trechos de areia, cascalho, estradas de terra, passando pela Fazenda Santa Rosa, que tem um projeto agropecuário. A prova chegará na comunidade Deserto, onde o primeiro Cerapió passou há mais de 30 anos. O local fica a 30 quilômetros de Piracuruca, local do Parque Nacional de Sete Cidades. Depois, a competição segue por uma trilha belíssima de floresta natural, totalmente inédita. Por fim, mais balaios até chegar em Piripiri.

Motos - 243 Km
Etapa um pouco mais light. A região conta com estradas abandonadas, trilhas, muita vegetação e mata fechada. A prova terá médias bem justas. Em resumo, o dia será simples, porém muito técnico, muito laço, muita trilha. A dificuldade estará nas médias horárias.

4º dia - 27/01 (sábado) - Piripiri (PI) a Teresina (PI)

Carros, Quadris e UTVs - 256 Km
A saída será da praça da Bandeira, em Piripiri, e segue por 12 quilômetros de asfalto até entrar no trecho. Mais um começo de dia com sequência de balaios, novamente pelo povoado de Santa Rosa, por onde passou o Piocerá 2017. Em Cocal de Telha, a trilha será em areia e no meio da plantação de carnaúba. De Campo Maior até Altos, mais balaios técnicos e a chegada em Teresina será em um loteamento, com mais de 10 quilômetros.

Motos - 238 Km
O dia será mais puxado que o anterior. A prova será rápida e técnica, porém com um grau de dificuldade menor que as demais etapas. Os participantes passarão por trechos de matas, com muita navegação nativa, bancos de areia e no fim, próximo a Teresina, uma sequência de trilhas, de 15 quilômetros, que vai exigir as últimas forças do preparo físico dos pilotos. A média será apertada para o pessoal acelerar e terminar bonito a competição.

O Cerapió 2018 tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Consórcio Nacional Honda, Petrobrás e Governo do Estado do Piauí, além do apoio da Audax, Teresina Shopping e Prefeitura de Teresina.

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019