Em sua 27 edição, o maior rali de regularidade da América Latina, traz em seu percurso um dos mais belos de todos os tempos, é que o Cerapió 2014 contemplará quase a totalidade da Rota das Emoções, entre os estados do Piauí, Ceará e Maranhão, roteiro premiado pelo Ministério do Turismo como um dos mais belos do país.

 

            A prova começa em Fortaleza-CE, dia 26 de janeiro com as vistorias técnica e médica. A capital cearense é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, tendo alcançado a marca de destino mais procurado do país pela ABAV nos anos de 2004/2005. As principais atrações são o parque temático Beach Park, em Aquiraz, na Região Metropolitana, que recebe uma média de 500 mil visitantes por ano. A cidade tem 34km de belas praias, recheadas das famosas barracas que servem o melhor caranguejo e o melhor camarão do Brasil. Ainda há diversos prédios históricos, praças, pontes e parques como: Farol Velho do Mucuripe, Jardim Japonês, Parque do Cocó, Palácio da Abolição, Praça Portugal, Praça do Ferreira, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, Passeio Público entre outros.

            As vitorias seguem pelo dia 27, quando também acontece a largada promocional. Dia 28 os competidores darão a largada oficial rumo a Jijoca –CE, onde acontecerá o primeiro pernoite da caravana. O município abriga a famosa praia de Jericoacoara, que já foi considerada a mais bonita do Brasil pela sua a beleza natural, seu aspecto selvagem e pitoresco de um lugar pouco tocado pela tecnologia além das condições propícias para o windsurf, o sandboard e o kitesurf. Cavada entre enormes dunas e o mar, é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, devido a sua localização peninsular. Em 2002 Jeri, como é conhecida carinhosamente, foi transformada em PARNA (Parque Nacional) e área de proteção ambiental.

            A segunda etapa da competição parte de Jijoca com destino à Viçosa, ainda no Ceará, no coração da Serra de Ibiapaba, com altitude de 720 metros e temperatura que varia entre 16° e 28° graus. A cidade oferece várias opções para o turismo cultural e de aventura: cachoeiras, grutas, montanhas e até uma rampa natural que permite a pratica de vôo livre; uma caminhada pelas ruas da pequena cidade com seus casarões e igrejas tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN é indispensável. Outro passeio inesquecível é uma visita na Casa dos Licores, lá quem faz as honras da casa é o Sr. Alfredo Miranda, que recebe os visitantes ao som de um pífano, que ele mesmo faz questão de tocar, enquanto se prova deliciosos doces, geléias e licores de todos os tipos e sabores.

            No dia 30 os participantes irão se despedir de Viçosa do Ceará e seguirão para Parnaíba, no litoral piauiense. Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importância da cidade. Uma das principais atrações daquela charmosa cidade é o passeio pelo Delta do Rio Parnaíba, que antes de penetrar no Oceano Atlântico, forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no Sudeste asiático).

            A quarta e última etapa dessa grande aventura partirá do Piauí, dia 1 de fevereiro rumo ao Maranhão – Barreirinhas, município que é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses conhecido por sua grande beleza cênica, aliada aos passeios pelos campos de dunas e à possibilidade de banhar-se nas lagoas o que atrai turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro. A festa de premiação acontecerá apenas no dia 2, deixando assim um dia livre para os aventureiros aproveitarem  e descansarem curtindo as delícias dos Lençois.

            As inscrições para todas as modalidades do Rally Cerapió estão abertas no site oficial do evento: www.cerapio.com.br.

Notícias mais recentes

14/11/2018
Presidente da CBM, Firmo Alves, confirma participação na Moto Turismo do Rally Piocerá 2019
02/11/2018
Cearense de Rally Team vem com 13 veículos para o Rally Piocerá 2019
26/10/2018
Prova de bikes do Rally Piocerá desafia atletas de diversas categorias
23/10/2018
Participantes de 21 estados mais o Distrito Federal já estão confirmados no Rally Piocerá 2019
10/10/2018
Começa o levantamento dos trechos do Rally Piocerá 2019